Bússola
Um conteúdo Bússola

O que são data centers e qual é a sua importância em tempos de crise?

Única central que não foi tomada pela água no Rio Grande do Sul está abrigando emergencialmente a distribuidora de energia estadual, hospitais, instituições e empresas

Exemplo de data center (simonkr/Getty Images)

Exemplo de data center (simonkr/Getty Images)

Bússola
Bússola

Plataforma de conteúdo

Publicado em 13 de maio de 2024 às 13h00.

Quando a gente diz ou ouve que "os arquivos estão armazenados na nuvem", o trecho “na nuvem” significa apenas que as informações estão armazenadas em outro lugar que não a memória do seu computador

Esses lugares são os chamados data centers, pontos de distribuição e armazenamento de informações essenciais para o funcionamento da tecnologia da informação

O que são data centers?

Data centers, ou centros de processamento de dados, são locais físicos onde se encontram computadores, processadores e todos os tipos de equipamentos e hardwares necessários para a utilização de dados em serviços de TI.

É por meio dessas ferramentas que empresas e organizações de todo o tipo mantêm a estabilidade das suas operações. A internet toda depende da estabilidade e da manutenção desses lugares.

Por que data centers são importantes?

Em 2019, durante a pandemia de Covid-19, o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) classificou os serviços relacionados à tecnologia como serviços essenciais.

Isso significa que os data centers podem operar até mesmo em situações de crise. Na recente crise no Rio Grande do Sul, por exemplo, a empresa Elea Digital Data Centers segue atuando nas operações críticas de TI na região.

O seu data center POA1, localizado no bairro de Bela Vista, em Porto Alegre, está completamente operacional e atendendo a organizações como a distribuidora de energia estadual, que fornece energia a 1,8 milhão de pessoas.

A infraestrutura digital é fundamental para manter serviços essenciais em funcionamento, como o centro de tecnologia do Governo do Estado, hospitais, empresas de telecomunicações e instituições bancárias. 

O que acontece se um data center para?

Arquivos na nuvem podem ser perdidos e operações podem parar, causando danos severos às organizações que dependem do data center em questão.

No caso da Elea Digital, o data center POA2, localizado no 4º Distrito, foi prontamente evacuado e os clientes foram notificados a tempo de realizar a migração de seus sistemas críticos.

"Estamos comprometidos em desempenhar nosso papel na manutenção da estabilidade e na recuperação da região", declarou Alessandro Lombardi, presidente da Elea.

Siga a Bússola nas redes: Instagram | Linkedin | Twitter | Facebook | Youtube

 

Acompanhe tudo sobre:Tecnologia da informação

Mais de Bússola

10 pontos de atenção no processo de abertura do mercado de gás natural brasileiro 

Diretora da Samsung explica por que 'ações devem ter objetivos claros' em empresas tech

Como o Grupo Estre fechou acordo de mais de R$ 1 bilhão com a Receita Federal

Henrique Mazza: como a não linearidade está transformando o comportamento do consumidor

Mais na Exame