Economia

Colheita crescerá 2% neste ano pelo bom desempenho do milho

A colheita de cereais, leguminosas e oleaginosas de 2012 superará em três toneladas a de 2011 (160,1 milhões de toneladas)


	O aumento da projeção ocorreu devido principalmente às perspectivas melhores para a produção de milho
 (Getty Images)

O aumento da projeção ocorreu devido principalmente às perspectivas melhores para a produção de milho (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de agosto de 2012 às 20h48.

Rio de Janeiro - O Brasil terá neste ano uma colheita recorde de grãos - 163,3 milhões de toneladas, com um crescimento de 2% em comparação a 2011, principalmente graças ao aumento da produção de milho, segundo uma previsão divulgada nesta quinta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A colheita de cereais, leguminosas e oleaginosas de 2012 superará em três toneladas a de 2011 (160,1 milhões de toneladas), até agora a maior do país, de acordo com os dados divulgados pelo IBGE. A nova estimativa, elaborada com base nos dados recolhidos em julho, supera em 1,6% às previsões feitas em junho.

O aumento da projeção ocorreu devido principalmente às perspectivas melhores para a produção de milho. Segundo o IBGE, o Brasil colherá este ano 71,5 milhões de toneladas de milho, 27% a mais do que no ano passado.

Apesar da colheita de milho do primeiro semestre ter sofrido perdas por causa das condições meteorológicas negativas, a colheita esperada para o segundo semestre será muito superior do que o previsto, graças às melhores condições ambientais e ao aumento de 9,6% da área cultivada.

''Estes números refletem os bons preços que o produto vem encontrando no mercado, o que faz com que os produtores optem pela cultura e aumentem o investimento em tecnologia'', segundo o comunicado do IBGE.

Os preços do milho no mercado internacional estão em alta devido às perdas na colheita dos Estados Unidos.


A colheita de soja em 2012 será de 65,8 milhões de toneladas, 12,2% inferior a do ano passado, apesar da área cultivada ter aumentado em 3,7%. Essa redução será consequência das condições meteorológicas ruins do primeiro semestre, especialmente em função das chuvas.

A produção de arroz diminuirá 14,9% por causa da redução em 13,3% na área plantada. O milho, a soja e o arroz, respectivamente as maiores colheitas, serão responsáveis por 91% do total da produção agrícola brasileira neste ano e por 84,7% da área cultivada.

Segundo o IBGE, os produtores de grão aumentaram a área cultivada neste ano, chegando a 49,4 milhões de hectares, com um crescimento de 1,5% em relação a 2011.

Dos 26 produtos analisados pelo IBGE, 13 terão uma produção maior em 2012. Entre eles se destacam também o algodão (4,9%), a aveia (13,5%) e a cevada 15,6%).

Entre os produtos cuja colheita será menor, além da soja e do arroz, destacam-se a cana-de-açúcar (-7,6%), a mamona (-61,4%) e o trigo (-7,9%). 

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaTrigoAgronegócioCommoditiesMilho

Mais de Economia

Desemprego cai para 5,6% em 2025, menor nível da série histórica

Brasil cria 1,2 milhão de empregos formais em 2025, menor saldo desde 2020

Haddad confirma saída do ministério da Fazenda em fevereiro

Dutra terá corredor logístico eletrificado entre Rio de Janeiro e São Paulo