Economia

CMN oficializa redução da TJLP para 5% ao ano

Movimentação fora anunciada pelo ministro Guido Mantega mais cedo este mês


	O novo valor da TJLP, de 5,5%, entra em vigor em 1º de janeiro de 2013 e vale até 31 de março de 2013
 (Ricardo Moraes/Reuters)

O novo valor da TJLP, de 5,5%, entra em vigor em 1º de janeiro de 2013 e vale até 31 de março de 2013 (Ricardo Moraes/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 20 de dezembro de 2012 às 18h02.

Brasília - O Conselho Monetário Nacional (CMN) oficializou nesta quinta-feira a redução da Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) de 5,5% para 5% ao ano, a partir de janeiro. A nova referência vale de 1º de janeiro de 2013 a 31 de março de 2013. "Considerando a meta de inflação de 4,5% mais a média diária do risco Brasil no quarto trimestre de 2012, de 0,5 ponto porcentual, a TJLP será de 5%", explicou o secretário adjunto de Política Agrícola do Ministério da Fazenda, João Rabelo.

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, já havia antecipado essa movimentação para o patamar mais baixo da taxa da história do País no último dia 5 deste mês. A TJLP é referência para os empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Na ocasião, Mantega enfatizou que a medida barateia não somente as novas linhas de financiamento do BNDES, mas também os financiamentos já tomados. A última vez que a taxa foi reduzida, ao final de junho, o nível da TJLP passou de 6% para 5,5% ao ano. A taxa era mantida em 6% desde junho de 2009.

Acompanhe tudo sobre:CMNGuido MantegaJurosMinistério da FazendaPersonalidadesPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileiros

Mais de Economia

Análise: O pacote fiscal passou. Mas ficou o mal-estar

Amazon, Huawei, Samsung: quais são as 10 empresas que mais investem em política industrial no mundo?

Economia de baixa altitude: China lidera com inovação

Reforma tributária: vinho ficará mais caro que a cerveja com o 'imposto do pecado'? Entenda