Economia

China planeja abrir mercados futuros de commodities

Uma alta nos preços futuros de commodities na China este ano foi seguida de uma rápida queda, o que despertou temores sobre oscilações exageradas


	Commodities: uma alta nos preços futuros de commodities na China este ano foi seguida de uma rápida queda
 (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

Commodities: uma alta nos preços futuros de commodities na China este ano foi seguida de uma rápida queda (Tomohiro Ohsumi/Bloomberg)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de maio de 2016 às 11h43.

Xangai - A China pode abrir seus mercados futuros de commodities para investidores estrangeiros e do setor financeiro, disse o regulador do mercado de capitais do país, em um momento em que o maior consumidor global de importantes matérias-primas tenta ter um papel mais decisivo na definição dos preços das commodities.

As bolsas de commodities da China também irão observar atentamente os movimentos de preços nos mercados futuros, disse o vice-presidente da Comissão de Regulação do Mercados de Capitais da China, Fang Xinghai, em uma conferência de imprensa.

Uma alta nos preços futuros de commodities na China este ano foi seguida de uma rápida queda, o que despertou temores sobre oscilações exageradas.

Fang disse que a abertura do mercado ajudaria a China a estabelecer um papel de formadora global de preços e permitiria que empresas locais enfrentassem melhor as volatilidades do mercado.

"Os mercados de commodities da China deveriam ser abertos para investidores estrangeiros", disse ele, acrescentando que o país pretende começar a fazer isso com produtos como petróleo, minério de ferro e borracha.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaChinaCommodities

Mais de Economia

Focus: Em semana de Copom, mercado sobe projeções do IPCA para 2024 e 2025

Plano Real, 30 anos: Como foram os primeiros anos da moeda? Veja 4º episódio da série da EXAME

G20 se compromete a 'cooperar' para taxar grandes fortunas

Olimpíada de 2024 pode movimentar até 11 bilhões de euros, diz estudo

Mais na Exame