Economia

China deve se voltar ao consumo interno, diz Geithner

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, afirmou que países movidos por exportações, como a China, deveriam reequilibrar suas economias para depender mais da demanda doméstica. Durante a Conferência Anual do Banco de Exportação e Importação dos EUA, Geithner disse que parte da agenda do governo de Barack Obama é garantir que "países […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h44.

O secretário do Tesouro dos Estados Unidos, Timothy Geithner, afirmou que países movidos por exportações, como a China, deveriam reequilibrar suas economias para depender mais da demanda doméstica. Durante a Conferência Anual do Banco de Exportação e Importação dos EUA, Geithner disse que parte da agenda do governo de Barack Obama é garantir que "países como a China estejam se movendo na direção de estratégias que dependam mais de consumo e demanda domésticos para crescimento futuro".

Ontem, Obama elevou a pressão sobre a China, pedindo que o país asiático se aproxime de uma taxa de câmbio mais baseada no mercado para ajudar na correção dos desequilíbrios globais. Os comentários geraram forte crítica do vice-presidente do Banco do Povo da China (PBOC, banco central do país), Su Ning, que disse não concordar com a politização da questão da taxa de câmbio. As informações são da Dow Jones.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)ChinaComércio exteriorExportações

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado reduz projeção do IPCA para 2026 pela 5ª vez consecutiva

Após ata, aposta por corte de 0,5 ponto na Selic em março ganha força

Carlos Antonio Rocca, fundador do Cemec-Fipe, morre aos 85 anos

R$ 88 bi do PIB e 640 mil empregos: os impactos do fim da escala 6x1