Economia

China cria Agência de Desenvolvimento da Economia Privada

A Agência de Desenvolvimento da Economia Privada tem como objetivo fortalecer a coordenação de políticas em áreas relacionadas e promover a implementação antecipada de iniciativas importantes para obter resultados

China2Brazil
China2Brazil

Agência

Publicado em 13 de novembro de 2023 às 17h40.

A China acaba de criar uma agência Agência de Desenvolvimento da Economia Privada, que estabelecerá um sistema sólido de indicadores para monitorar o desenvolvimento da economia privada, terá um sistema de serviços para apoiar as empresas privadas no aprimoramento de sua competitividade internacional, e organizará e realizará uma pesquisa sobre os principais tópicos para otimizar o ambiente para o desenvolvimento da economia privada durante o período do Décimo Plano Quinquenal.

Na nova edição da “Mesa Redonda Econômica da China”, um programa de entrevistas em larga escala para toda a mídia lançado pela Agência de Notícias Xinhua no dia 13, Wei Dong, Diretor do Escritório de Desenvolvimento da Economia Privada da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma, apresentou as tendências políticas acima em apoio ao desenvolvimento da economia privada.

Em julho, foram divulgados os pareceres do Comitê Central do Partido Comunista da China e do Conselho de Estado sobre a promoção do desenvolvimento e crescimento da economia privada. Depois disso, o Gabinete da Comissão Central de Organização Institucional aprovou oficialmente a criação da Agência de Desenvolvimento Econômico Privado dentro da Comissão Nacional de Desenvolvimento e Reforma.

Como um órgão de trabalho especial para promover o desenvolvimento e o crescimento da economia privada, a Agência de Desenvolvimento da Economia Privada tem como objetivo fortalecer a coordenação de políticas em áreas relacionadas e promover a implementação antecipada de iniciativas importantes para obter resultados.

A economia privada contribui com mais de 50% da receita tributária da China, mais de 60% de seu Produto Interno Bruto, mais de 70% de suas inovações tecnológicas, mais de 80% dos empregos urbanos e mais de 90% em relação ao número total de empresas na China. “É vital e indispensável,” disse Wei Dong sobre a importância da economia privada em toda a economia nacional.

O trabalho da economia privada envolve uma grande variedade de áreas, amplos setores industriais, uma longa cadeia de políticas e muitas etapas e fases de trabalho, portanto, a promoção do desenvolvimento saudável e de alta qualidade da economia privada exige a colaboração de todas as partes e a formação de sinergias de trabalho.

Autoridades, empresários e especialistas que participaram da Mesa Redonda Econômica da China acreditam que a decisão do governo central de criar uma agência e departamento para o desenvolvimento da economia privada dentro do departamento de macrocontrole e integração econômica proporcionou uma forte garantia organizacional para a promoção do desenvolvimento de alta qualidade da economia privada e a formação de um “tabuleiro de xadrez” funcional. A Agência de Desenvolvimento da Economia Privada foi criada para promover o desenvolvimento de alta qualidade da economia privada.

De acordo com os relatórios, a Agência de Desenvolvimento da Economia Privada acompanhará e analisará o desenvolvimento da economia privada, coordenará e organizará a formulação de políticas e medidas para promover o desenvolvimento da economia privada e formulará políticas para promover o desenvolvimento do investimento privado. Ao mesmo tempo, estabelecerá um mecanismo de comunicação regular com as empresas privadas, coordenará e resolverá os principais problemas no desenvolvimento da economia privada e coordenará o apoio à economia privada para aumentar sua competitividade internacional.

A criação dessa nova organização pela China emitiu um sinal claro para promover o desenvolvimento e o crescimento da economia privada com mais esforços.

Atualmente, afetadas pela flutuação da economia mundial e pelo ambiente externo mais complicado e severo, as empresas privadas da China têm enfrentado algumas dificuldades e desafios em seu desenvolvimento e operações.

Desde o início deste ano, a China tem introduzido intensamente uma série de políticas para ajudar o desenvolvimento da economia privada. Sob vários fatores favoráveis, como a liberação contínua de políticas favoráveis e a recuperação contínua da macroeconomia, a economia privada da China está mostrando sinais positivos de melhoria marginal.

“A economia privada é a exploradora do desenvolvimento de alta qualidade de nossa economia e, no futuro, deve se tornar a líder do desenvolvimento inovador e uma força para a modernização”, Wei Chu, vice-presidente da Escola de Economia Aplicada da Universidade Renmin da China, disse na Mesa Redonda Econômica da China.

Nos três primeiros trimestres deste ano, o investimento privado da China caiu 0,6%, mas a taxa de declínio diminuiu 0,1 ponto percentual em comparação com os primeiros oito meses, revertendo inicialmente a tendência da taxa de crescimento acumulada desde este ano, que continuou a declinar. A taxa de crescimento do investimento privado no setor secundário acelerou ainda mais em 0,5 ponto percentual em relação ao nível mais alto de 9% nos oito meses anteriores, 0,5 ponto percentual acima da taxa de crescimento geral do investimento no setor secundário, mostrando que o investimento privado tem forte vitalidade e resiliência.

A fim de promover o desenvolvimento de alta qualidade da economia privada, os departamentos relevantes da China introduziram uma série de iniciativas específicas, como a concessão direta do direito de critérios de avaliar os títulos e posições profissionais de determinados cargos de empresas privadas que são consideradas de nível econômico e de porte mais fortes, que podem ser avaliadas individualmente. Há relatos de que o apoio dos governos locais ao desenvolvimento da economia privada será incluído na supervisão abrangente anual do Conselho de Estado, e os locais que fizerem um bom trabalho serão recompensados como uma forma de mobilizar o apoio local ao desenvolvimento da economia privada.

“Como nós, os nascidos ‘pós-80’, o que mais precisamos é do espírito de inovação e habilidade”, disse Bai Jingwei, cofundador da Chengdu Qitan Tech, que participou da Mesa Redonda Econômica da China, acredita que medidas concretas para incentivar a inovação científica e tecnológica em nível governamental têm um grande impacto sobre os pesquisadores na área científica.

O consenso entre os convidados da Mesa Redonda Econômica da China foi de que os fundamentos da economia chinesa não mudam no longo prazo, e a economia privada, como força motriz da modernização chinesa, não mudará no longo prazo.

Wei Dong afirmou que os requisitos para o tratamento igualitário das empresas privadas serão implementados institucional e legalmente para expandir ativamente o espaço para o desenvolvimento de alta qualidade da economia privada e criar plataformas de serviços para políticas, intercâmbios, cooperação, monitoramento e avaliação para garantir que as políticas sejam eficazes.

“Servir de todo o coração o desenvolvimento e o crescimento da economia privada, resolvendo cada problema de cada vez, fazendo e realizando ações e trabalhos aos poucos com persistência e perseverança, esse é o dever da Agência de Desenvolvimento da Economia Privada”, disse Wei Dong.

Acompanhe tudo sobre:Chinaeconomia-internacional

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor