Economia

CGU sorteia municípios para vistoriar gestão de recursos

Brasília - A Controladoria Geral da União (CGU) está sorteando nesta segunda-feira (10) 60 municípios do país com população de até 500 mil habitantes, exceto capitais, para serem fiscalizados quanto à aplicação de recursos do governo federal. Este é o 32º sorteio. O ministro chefe da CGU, Jorge Hage destacou que, desta vez, o órgão […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de agosto de 2011 às 15h07.

Brasília - A Controladoria Geral da União (CGU) está sorteando nesta segunda-feira (10) 60 municípios do país com população de até 500 mil habitantes, exceto capitais, para serem fiscalizados quanto à aplicação de recursos do governo federal. Este é o 32º sorteio.

O ministro chefe da CGU, Jorge Hage destacou que, desta vez, o órgão está testando a eficácia do programa de fiscalização, iniciado na gestão do ministro Waldir Pires. Segundo ele, serão escolhidos 30 municípios pelo sorteio habitual e 30 serão tirados de um grupo de 120 municípios sorteados em maio do ano passado, que ficaram na expectativa de ser escolhidos no sorteio de hoje.

O ministro lembra que a escolha mensal de 60 municípios "significa apenas algo próximo a 1% de todos os municípios brasileiros". A expectativa no grupo dos 120 municípios do qual serão escolhidos 30 nesta edição, pode ter estimulado os gestores públicos a manter correção na aplicação dos recursos, já que há 25% de possibilidade de serem vistoriados.

O uso desta alternativa se deve à impossibilidade da CGU de cobrir no seu trabalho de auditoria um leque maior de municípios, "dada a escassez de recursos humanos". Hage falou da necessidade de obter do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão um número maior de técnicos para trabalhar na Controladoria, e assim ampliar o trabalho que vem sendo desenvolvido.
 

Acompanhe tudo sobre:CGUCidadesFiscalizaçãoGovernoInvestimentos de empresas

Mais de Economia

Haddad: ajuste de Milei recai sobre base da pirâmide e 60% dos argentinos estão na pobreza

Déficit de 2024 foi de 0,1% do PIB e sobe para 0,37% com gastos para reconstrução do RS, diz Haddad

TCU suspende leilão de ponte que liga Brasil a Argentina por indícios de irregularidade

Arrecadação de novembro é 2ª maior da história, tem crescimento real de 11,21% e chega a R$ 209,2 bi