Cabos de alta-tensão da CESP: após a assinatura do contrato, o consórcio Novo Oriente terá até seis meses para assumir a operação do ativo (Marcos Issa/Bloomberg News)
Da Redação
Publicado em 28 de março de 2014 às 13h38.
São Paulo - A Cesp, atual operadora da Três Irmãos, deve continuar operando a usina até o dia 6 de agosto, data em que o contrato de concessão do projeto será assinado, informou o diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone.
Antes disso, em 1º de julho, o resultado do leilão deve ser homologado. O leilão da usina de Três Irmãos foi vencido pelo consórcio Novo Oriente, formado por Furnas (49,9%) e o fundo de investimento Constantinopla (50,1%).
Após a assinatura do contrato, o consórcio terá até seis meses para assumir a operação do ativo. "Mas estamos nos preparando para que isso seja feito o mais rápido possível", disse a diretora de Furnas, Olga Simbalista.
Após vencer o leilão de hoje, a executiva destacou que Furnas "está se preparando" para participar de novos leilões. Com atenção maior para as usinas de Ilha Solteira e Jupiá, localizadas na mesma região onde se encontra a usina de Três Irmãos. "São ativos nos quais podemos capturar sinergia com Três Irmãos", afirmou Olga.
Além de continuar a operar a usina até pelo menos agosto, a Cesp continuará responsável por operar duas eclusas e um canal de navegação associados à Três Irmãos, segundo Pepitone.
O executivo da Aneel se mostrou otimista em relação a conversações em curso entre representantes do setor elétrico e a Cesp, para que o processo de migração ocorra dentro da normalidade.