Economia

Cazaquistão exportou 6,4 bi de metros cúbicos de gás em 2016

Os maiores compradores de gás cazaque são Rússia e Quirguistão, explicou o ministro da Energia durante uma reunião com o primeiro-ministro cazaque


	Gás natural: o Cazaquistão ocupa o 22° lugar no mundo em termos de reservas de gás natural
 (Wikimedia Commons)

Gás natural: o Cazaquistão ocupa o 22° lugar no mundo em termos de reservas de gás natural (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de agosto de 2016 às 10h44.

Astana - O Cazaquistão exportou 6,4 bilhões de metros cúbicos (m3) de gás natural na primeira metade deste ano, anunciou nesta quinta-feira o governo cazaque.

"O Cazaquistão enviou ao exterior 6,4 bilhões de m3 de gás natural na primeira metade de 2016. No ano passado, a república exportou 12,7 bilhões de m3 de gás", disse o ministro da Energia cazaque, Kanat Bozumbayev.

Os maiores compradores de gás cazaque são Rússia e Quirguistão, explicou o ministro da Energia durante uma reunião com o primeiro-ministro cazaque, Karim Masimov, na região do Cazaquistão Ocidental para tratar sobre o desenvolvimento do setor do gás.

Segundo Bozumbayev, em 2015 o Cazaquistão produziu 45,3 bilhões de m3 de gás natural, e nos últimos 6 meses deste ano as empresas produtoras do país produziram um total de 22,7 bilhões de m3.

O Cazaquistão ocupa o 22° lugar no mundo e o terceiro lugar entre a Comunidade dos Estados Independentes em termos de reservas de gás natural. 

Acompanhe tudo sobre:Comércio exteriorExportaçõesCazaquistãoGás

Mais de Economia

Congresso inicia nesta sexta-feira votação do Orçamento de 2026

Tesouro Nacional aprova empréstimo de R$ 12 bilhões aos Correios

Lula diz que confia em Galípolo e sente 'cheiro' de queda de juros

Inflação nos EUA desacelera e núcleo do CPI atinge menor nível desde 2021