Economia

Calendário reduziu vendas do varejo em março, diz IBGE

No ano passado, carnaval e Páscoa caíram em fevereiro e março, mas em 2014, o carnaval aconteceu em março, com menos dias úteis


	Supermercado: a queda se deve principalmente ao impacto nas vendas de produtos alimentícios em supermercados e hipermercados
 (Getty Images)

Supermercado: a queda se deve principalmente ao impacto nas vendas de produtos alimentícios em supermercados e hipermercados (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 15 de maio de 2014 às 10h29.

Rio - As quedas nas vendas do comércio varejista no País, de 1,1% em março na comparação com o ano anterior, foram causadas, principalmente, pelo impacto nas vendas de produtos alimentícios em supermercados e hipermercados.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o segmento teve queda de 2,8% no volume de vendas em março de 2014, na comparação com o ano anterior.

Segundo o instituto, o principal fator para a queda são os impactos do calendário no período. No ano passado, carnaval e Páscoa caíram em fevereiro e março, respectivamente. Esse ano, entretanto, o carnaval aconteceu em março, com menos dias úteis.

O segmento de alimentos e hipermercados, segundo o instituto, não foi tão afetado por aspectos econômicos, como inflação e renda dos consumidores. A inflação de alimentação em domicílio, em 2014, ficou em 5,6%, abaixo da inflação geral.

"Considerando que essas outras variáveis, inflação e renda, não tiveram impacto tão negativo, só podemos atribuir esse resultado ao calendário", explicou Aleciana Gusmão, coordenadora da pesquisa.

Segundo ela, a questão econômica pesou sobre outros produtos, como tecidos, vestuários e calçados. O ritmo da economia no País pesou ainda sobre a queda de 7,3% no segmento na comparação anual.

O segmento foi o segundo maior impacto negativo na formação da taxa global de vendas.

Acompanhe tudo sobre:ComércioEstatísticasIBGE

Mais de Economia

Reforma Tributária será sancionada com vetos em cerimônia no Planalto nesta quinta

Haddad diz que vetos de Lula na regulamentação da Reforma Tributária serão 'questões técnicas'

Haddad: governo avalia processar criminalmente quem divulga fake news sobre o Pix

Governo vai reeditar portaria sobre prova de vida para evitar bloqueio de benefício do INSS