Economia

Cai 7% oferta em voos domésticos do Brasil, apura Latam

Segundo informou, TAM apresentou uma taxa de ocupação de 78,7% em agosto, ante 74,4% no mesmo mês de 2012


	Avião da Lan e da TAM, da Latam: edida de demanda, passageiros-quilômetro transportados (RPK), diminuiu em ritmo mais fraco, em 1,7%
 (Divulgação/Latam)

Avião da Lan e da TAM, da Latam: edida de demanda, passageiros-quilômetro transportados (RPK), diminuiu em ritmo mais fraco, em 1,7% (Divulgação/Latam)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2013 às 19h49.

São Paulo - A oferta medida em assentos-quilômetro oferecidos (ASK) das operações da TAM no Brasil recuou 7,1% em agosto na comparação com igual mês do ano passado, informou o Grupo Latam nesta segunda-feira, 9. A medida de demanda, passageiros-quilômetro transportados (RPK), diminuiu em ritmo mais fraco no mesmo período, em 1,7%. O resultado foi uma taxa de ocupação (load factor) de 78,7% em agosto, ante 74,4% no mesmo mês de 2012.

Em relação a todas as operações do Grupo Latam, a oferta em agosto caiu 0,4% e a demanda aumentou 1,6% em relação a igual mês do ano passado. A taxa de ocupação das aeronaves ficou em 80,9%. O tráfego internacional de passageiros representou aproximadamente 52% do total no mês, informou a companhia.

O tráfego doméstico das operações nos países de língua espanhola do grupo (Argentina, Chile, Peru, Equador e Colômbia) registrou alta de 13,2% na oferta e aumento de 9% na demanda, o que levou a companhia a uma taxa de ocupação de 77%, 2,9 pontos porcentuais a menos que em agosto de 2012.

No mercado internacional, a Latam registrou alta de 0,7% na oferta e aumento de 1,8% na demanda em agosto, sempre na comparação com o mesmo mês do ano passado. A taxa de ocupação internacional passou de 82,7% para 83,6%. As operações internacionais incluem voos da LAN e da TAM entre países da América do Sul e de longo curso.

O tráfego de carga nas aeronaves do grupo recuou 1,2% em agosto e a capacidade caiu 1,1% na comparação com o mesmo mês de 2012. A taxa de ocupação das operações de carga do Grupo Latam fechou o mês em 56,8%. De acordo com o grupo, a diminuição do tráfego é devido à menor demanda da América Latina.

Acompanhe tudo sobre:Aviaçãocompanhias-aereasEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasLANLatamServiçosSetor de transporteTAM

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor