Warren Buffett, presidente da Berkshire Hathaway: para o investidor, a economia americana está sendo ajudada pelos esforços do chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke (Rick Wilking/Reuters)
Da Redação
Publicado em 6 de maio de 2013 às 10h09.
Warren Buffett disse na segunda-feira que a economia dos EUA está melhorando gradualmente, ajudada pelos esforços do chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, para estimulá-la.
Em declarações à televisão CNBC, Buffett disse que a economia está se beneficiando da melhoria em áreas que anteriormente não tinham bom desempenho, especialmente a construção de casas.
Ele também disse que a melhoria da economia está ajudando a gerar um aumento no tráfego da NetJets, unidade de aviões particulares da Berkshire.
"A economia está avançando, mas a um ritmo lento", disse ele. "A demanda voltou, mas lentamente." Buffett disse que as baixas taxas de juro de referência, incluindo as taxas overnight que foram efetivamente zero desde o final de 2008, podem ajudar a estimular a demanda.
"Quando as taxas de juros são baixas, e as pessoas esperam que elas fiquem baixas por um tempo, aumenta o valor de todos os outros bens", disse ele. "As taxas de juros agem como a gravidade para todos os outros preços de ativos." Buffett chamou Bernanke de "um cara valente", que "se saiu muito, muito bem em termos do que fez para os Estados Unidos." Na semana passada, o Fed disse que vai continuar a comprar 85 bilhões dólares em bônus por mês para manter as taxas de juros baixas e estimular o crescimento, e disse que vai intensificar as compras se necessário.
A economia cresceu a uma taxa anualizada de 2,5 por cento no primeiro trimestre.
Buffett falou a CNBC após a reunião anual de acionistas da Berkshire durante o fim de semana, em Omaha, Nebraska.