Bruxelas desmente existência de Plano Marshall

O jornal espanhol El País mencionou no domingo uma espécie de Plano Marshall europeu que injetaria 200 bilhões de euros em investimentos

Bruxelas - A Comissão Europeia desmentiu nesta segunda-feira que esteja preparando um Plano Marshall para o crescimento da União Europeia (UE), o que implicaria uma injeção de 200 bilhões de euros, e considerou que as cifras publicadas pelo jornal espanhol El País não possuem qualquer fundamento.

"As cifras não se sustentam na realidade", declarou Pia Ahrenkilde, porta-voz da Comissão Europeia.

O jornal espanhol El País mencionou no domingo uma espécie de Plano Marshall europeu que poderia injetar 200 bilhões de euros em investimentos públicos e privados para projetos de infraestrutura, energias renováveis e tecnologia de ponta.

Segundo o jornal, esta ideia inclui vários pontos que já foram discutidos hjá vários meses pelos europeus, como grandes empréstimos, um papel mais importante do Banco Europeu de Investimentos (BEI), a intervenção do Mecanismo Europeu de Estabilidade (MEDE) ou uma quantidade de dinheiros gestionada pela Comissão Europeia e garantida pelo orçamento comunitário.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.