Economia

Bretanha desacelera com fraqueza global e incerteza

Economistas estão certos de que a fraqueza da economia global e as dúvidas sobre o futuro da Grã-Bretanha na Europa contribuíram para a desaceleração


	União Europeia: a produção nos três meses até março foi 2,1 por cento maior do que no ano anterior
 (Francois Lenoir / Reuters)

União Europeia: a produção nos três meses até março foi 2,1 por cento maior do que no ano anterior (Francois Lenoir / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de abril de 2016 às 13h33.

Londres - A economia da Grã-Bretanha desacelerou nos três primeiros meses do ano, afetada pela desaceleração da economia global e pela incerteza antes do referendo deste ano sobre sua permanência na União Europeia, dependendo exclusivamente do setor de serviços para crescer.

O Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre cresceu 0,4%, contra 0,6% nos três meses até dezembro de 2015 e em linha com as projeções de economistas, informou a Agência Nacional de Estatísticas nesta quarta-feira.

Economistas estão certos de que a fraqueza da economia global e as dúvidas sobre o futuro da Grã-Bretanha na Europa contribuíram para a desaceleração.

"Dado que o próximo trimestre também deve ter algum nervosismo pré-referendo, parece que o segundo trimestre deve ver uma leitura fraca do crescimento do PIB", disse o economista da consultora EY ITEM Club Martin Beck.

A leitura preliminar do PIB não inclui medidas como investimento e comércio, que refletiriam melhor a incerteza relacionada à saída da Grã-Bretanha da União Europeia, ou a desaceleração da economia global.

A produção nos três meses até março foi 2,1% maior do que no ano anterior, igualando a taxa de crescimento do quarto trimestre que foi também a mais fraca desde o terceiro trimestre de 2013, mas ainda assim foi ligeiramente mais forte do que o esperado por economistas.

O banco central britânico tem dito que interpretar dados econômicos às vésperas do referendo deve ser complicado, mas tem apontado para sinais de que a incerteza em torno da votação tem pesado sobre o investimento empresarial.

Acompanhe tudo sobre:EuropaIndicadores econômicosPIBUnião Europeia

Mais de Economia

Pix não será taxado em 2025: entenda as novas regras de monitoramento da Receita Federal

Rui Costa diz que eventos climáticos levaram inflação de 2024 para fora do teto

Em 26 anos do regime de inflação, BC descumpriu a meta em 8; carne, café e gasolina pesaram em 2024

Gasolina, café, abacate e passagens áreas: quais produtos ficaram mais caros e mais baratos em 2024