Exame Logo

Brent opera perto da estabilidade com cautela sobre Iraque

Insurgentes sunitas avançavam no Iraque, aumentando as preocupações sobre uma potencial interrupção sobre exportações de petróleo do país

Petróleo: aumento da violência no Iraque puxou uma alta nos preços na última semana (Getty Images)
DR

Da Redação

Publicado em 22 de junho de 2014 às 12h54.

São Paulo - O petróleo Brent operava próxima da estabilidade nesta segunda-feira depois de uma forte alta ao longo da semana passada, com insurgentes sunitas avançando no Iraque , aumentando as preocupações sobre uma potencial interrupção sobre exportações de petróleo do país.

O aumento da violência no Iraque puxou uma alta nos preços na última semana, com o Brent e o petróleo nos Estados Unidos ganhando mais de 4 por cento, maiores altas desde julho e dezembro, respectivamente.

Veja também

Por outro lado, o rali dava sinais de arrefecimento nesta segunda-feira, com o mercado aguardando para avaliar como as exportações de petróleo do Iraque serão impactadas.

"Nós tivemos um choque inicial, agora precisamos ver que tipo de resposta haverá por parte dos iraquianos e quanto eles conseguirão conter a violência", disse Ole Hansen, estrategista de commodities no Saxo Bank. "A alta agora parece ser sustentada por reais preocupações com a oferta."

O Brent com entrega em agosto tinha leve queda de 0,07 dólar, a 112,39 dólares por barril às 10h34 (horário de Brasília, após tocar máxima de 113,28 dólares mais cedo.

Já o petróleo nos EUA operava em leve alta de 0,03 dólar, a 106,94 dólares.

Acompanhe tudo sobre:CommoditiesEnergiaPetróleoPreços

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame