Economia

Brasil e EUA assinam memorando de projetos de infraestrutura

O documento visa a estreitar a relação entre os dois países nessa área e a promover a cooperação para o setor


	Obras: a colaboração envolverá contribuições de iniciativas já em andamento entre os dois países em áreas como energia e transportes
 (Alexandre Battibugli / EXAME)

Obras: a colaboração envolverá contribuições de iniciativas já em andamento entre os dois países em áreas como energia e transportes (Alexandre Battibugli / EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de março de 2016 às 17h42.

Washington - O Brasil assinou hoje (31), em Washington, memorando de cooperação com os Estados Unidos para desenvolver projetos de infraestrutura.

O documento visa a estreitar a relação entre os dois países nessa área e a promover a cooperação no que se refere à legislação, a melhores práticas e a alternativas de financiamento para o setor.

O documento prevê a criação de grupo de trabalho bilateral, com participação de representantes dos governos e do setor privado.

A colaboração envolverá, entre outras ações, contribuições de iniciativas já em andamento entre os dois países em áreas como energia, aviação civil e transportes.

O documento foi assinado, do lado brasileiro, pelos ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e do Planejamento, Orçamento e Gestão, Valdir Simão.

Pelo lado norte-americano, assinaram o documento a secretária de Comércio, Penny Pritzker, e a diretora-geral da Agência de Desenvolvimento e Comércio, Leocadia Zak.

Grupo de trabalho

De acordo com o memorando, o grupo de trabalho vai apoiar os setores público e privado tanto dos Estados Unidos quanto do Brasil com informações sobre a legislação e o marco regulatório do setor.

O grupo também vai promover oportunidades de comércio e investimento em infraestrutura.

Para isso, o grupo vai utilizar como modelo técnicas de padrão mundial de gerenciamento de projetos. O objetivo é atrair investimentos e conhecimentos capazes de dar aos projetos um padrão internacional.

Também caberá ao grupo de trabalho facilitar a discussão sobre financiamento de longo prazo, incluindo a promoção da participação dos mercados de capitais.

Acompanhe tudo sobre:Brasil-EUAEstados Unidos (EUA)InfraestruturaInvestimentos de governoPaíses ricos

Mais de Economia

MP do crédito consignado para trabalhadores do setor privado será editada após o carnaval

Com sinais de avanço no impasse sobre as emendas, Congresso prevê votar orçamento até 17 de março

Ministro do Trabalho diz que Brasil abriu mais de 100 mil vagas de emprego em janeiro

É 'irrefutável' que vamos precisar de várias reformas da previdência ao longo do tempo, diz Ceron