Economia

Mercosul deve fechar acordo com União Europeia em 30 dias

Acordo comercial entre Mercosul e União Europeia é cogitado desde 1999

Produtores de vinho argentinos e brasileiros resistem em aceitar um prazo de abertura comercial gradativo de 15 anos (Dominic Lipinski/Getty Images)

Produtores de vinho argentinos e brasileiros resistem em aceitar um prazo de abertura comercial gradativo de 15 anos (Dominic Lipinski/Getty Images)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 16 de maio de 2019 às 15h12.

Última atualização em 16 de maio de 2019 às 15h13.

São Paulo — Depois de praticamente duas décadas de negociações, o governo brasileiro conseguiu grande avanço nas negociações, ao lado da Argentina, com a União Europeia. Segundo fonte credenciada do governo Bolsonaro que participa das conversas, um acordo deve ser anunciado no máximo em 30 dias. Os ministérios da Economia, de Relações Exteriores e Agricultura já deram seu OK. A informação foi publicada na coluna Direto da Fonte de Sonia Racy.

 

Há ainda, no entanto, um empecilho a ser contornado: a gritaria dos produtores de vinho argentinos e brasileiros, que resistem bravamente a aceitar um prazo de abertura comercial gradativo de 15 anos.

A conversa geral entre brasileiros e argentinos, membros do Mercosul, com os europeus vem desde 1999, mas teve um período de paralisia entre 2004 e 2010. Num encontro de cúpula do Mercosul em Caracas, em 2014, chegou a ser aprovada uma versão praticamente definitiva do acordo entre as duas partes, da qual resta definir alguns detalhes.

Acompanhe tudo sobre:BrasilMercosulUnião Europeia

Mais de Economia

Brasil exporta 31 mil toneladas de biscoitos no 1º semestre de 2024

Corte anunciado por Haddad é suficiente para cumprir meta fiscal? Economistas avaliam

Qual é a diferença entre bloqueio e contingenciamento de recursos do Orçamento? Entenda

Haddad anuncia corte de R$ 15 bilhões no Orçamento de 2024 para cumprir arcabouço e meta fiscal

Mais na Exame