Brasil ajudará Venezuela a desenvolver Faixa do Orinoco
Acordo ajudará a desenvolver na região o potencial petrolífero, além do agrícola e do turístico
Da Redação
Publicado em 28 de maio de 2010 às 09h25.
Caracas - O Brasil vai cooperar com a Venezuela no planejamento territorial da extensa e rica Faixa do Orinoco, no leste do país, afirmou na noite desta quinta-feira o presidente Hugo Chávez, durante a assinatura de acordos bilaterais em Caracas.
"Trata-se de um mecanismo de cooperação para o estabelecimento, acompanhamento e assessoria no planejamento territorial do desenvolvimento integral das regiões da faixa petrolífera do Orinoco", explicou Chávez, citando o acordo, enquanto era assinado pelo secretário de Assuntos Estratégicos do Brasil, Samuel Pinheiro, e o ministro venezuelano de Energia, Rafael Ramírez.
"Concebemos a Faixa como a grande locomotiva do século XXI venezuelano. É muito importante estudar o potencial da Faixa, não apenas o petroleiro, como também o agrícola, turístico e industrial", acrescentou.
Na Faixa do Orinoco, uma gigantesca reserva de 55.314 km2, existem mais de 211 bilhões de barris, segundo cifras oficiais.
O convênio também visa ao desenvolvimento de infraestruturas gasíferas do Golfo de Paria, no Estado de Sucre.
A Venezuela também assinou outro acordo com o Brasil no qual ambos se comprometem em acompanhar e monitorar os planos de desenvolvimento integral dentro dessa aliança binacional.
Segundo Chávez, estes acordos foram concretizados durante a última reunião com o presidente Luiz Inácio Lula Da Silva, em 28 de abril, em Brasília, dentro de um cronograma de encontros periódicos entre ambos chefes de Estado, alternando uma vez em cada país.