Economia

Bolsonaro diz que Selic deve chegar a 4,5% sem interferência política

Taxa que determina a taxa básica de juros da economia está reduzida a 5%, sua mínima histórica

Jair Bolsonaro: em evento na manhã desta segunda, presidente afirmou que governos anteriores baixaram a taxa de juros "na canetada" (Adriano Machado/Reuters)

Jair Bolsonaro: em evento na manhã desta segunda, presidente afirmou que governos anteriores baixaram a taxa de juros "na canetada" (Adriano Machado/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 2 de dezembro de 2019 às 11h32.

Brasília — O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira que a taxa Selic deve chegar a 4,5% em breve, mas disse que isso acontecerá sem interferência do governo.

A taxa foi reduzida para 5%, a sua mínima histórica, na reunião de outubro do Comitê de Política Monetária (Copom).

Em um evento na manhã desta segunda-feira organizado pela Caixa Econômica Federal, Bolsonaro afirmou que governos anteriores baixaram a taxa de juros "na canetada".

"Hoje sem canetada está em 5%, deve chegar em 4,5%. Eu torço, né? Tivemos a coragem de enviar um projeto para o Congresso sobre independência do Banco Central, para não ter participação política como sempre tiveram", disse.

Acompanhe tudo sobre:DinheiroJurosSelic

Mais de Economia

Inflação deve fechar 2025 na meta, mas núcleo de serviços deve pressionar

Produção da indústria brasileira fica estagnada em novembro

EUA, percepção fiscal e 2027: os riscos para a economia brasileira em 2026

China registra mais de 200 bilhões de encomendas em 2025 e consolida maior rede postal do mundo