Economia

BC reduz projeção de crescimento neste ano para a 3,5%

A nova estimativa está abaixo da expansão de 3,79% prevista por analistas do mercado, segundo a última sondagem

A maioria dos analistas esperava manutenção da taxa em 12,50%, com alguns investidores apostando em redução de 0,25 ponto (Arquivo/Exame/EXAME.com)

A maioria dos analistas esperava manutenção da taxa em 12,50%, com alguns investidores apostando em redução de 0,25 ponto (Arquivo/Exame/EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 2 de setembro de 2011 às 20h13.

Brasília - O Banco Central (BC) já trabalha com uma projeção de crescimento de cerca de 3,5% do Produto Interno Bruto neste ano, afirmou uma fonte do governo à Reuters.

A nova estimativa está abaixo da expansão de 3,79% previsto por analistas do mercado, segundo a última sondagem Focus divulgada na semana passada.

Esta semana o BC surpreendeu ao reduzir em 0,5 ponto a Selic. A maioria dos analistas esperava manutenção da taxa em 12,50%, com alguns investidores apostando em redução de 0,25 ponto.

O Comitê de Política Monetária (Copom), do BC, justificou a decisão argumentando que o cenário externo deteriorado contribuirá para intensificar a desaceleração doméstica já observada no segundo trimestre.

Oficialmente, o prognóstico do BC ainda é de expansão de 4%, mas o dado será revisto no final de setembro na divulgação do relatório trimestral de inflação.

O IBGE informou nesta sexta-feira que o PIB cresceu 0,8% no segundo trimestre na comparação com o primeiro.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralCrescimento econômicoDesenvolvimento econômicoIndicadores econômicosJurosMercado financeiroPIB

Mais de Economia

Em carta a Haddad, Galípolo cita dólar, alimentos e quadro fiscal ao explicar inflação fora da meta

Em vídeo, Lula reforça que governo não vai taxar transferências via Pix

Potencial econômico da China é visto como forte por mais de 70% globalmente

China amplia déficit e intensifica políticas fiscais para crescimento em 2025