Exame Logo

BC divulga ata do Copom e IBGE publica IPCA-15 de setembro nesta terça-feira

Consenso de mercado aponta para uma alta de 0,38% da inflação no mês impulsionada pelo reajuste no preço dos combustíveis

(Adriano Machado/Reuters)
Antonio Temóteo

Repórter especial de Macroeconomia

Publicado em 26 de setembro de 2023 às 06h00.

Última atualização em 26 de setembro de 2023 às 07h05.

O Banco Central (BC) divulga nesta terça-feira, 26, a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária ( Copom ). No encontro, os membros da diretoria colegiada votaram de maneira unânime pela redução de 0,5 ponto percentual da Selic, para 12,75% ao ano.

Além disso, a autoridade monetária sinalizou novos cortes de juros na mesma magnitudade nas duas próximas deliberações. Com isso, a taxa deve terminar o ano em 11,75% ao ano.

Veja também

"Em se confirmando o cenário esperado, os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário. O Comitê ressalta ainda que a magnitude total do ciclo de flexibilização ao longo do tempo dependerá da evolução da dinâmica inflacionária, em especial dos componentes mais sensíveis à política monetária e à atividade econômica, das expectativas de inflação, em particular as de maior prazo, de suas projeções de inflação, do hiato do produto e do balanço de riscos", informou o BC, em comunicado após a reunião do Copom.

Inflação de setembro deve acelerar

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) também divulgada nesta terça o resultado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) de setembro. O consenso de mercado aponta para uma alta de 0,38% no mês. Em agosto, o resultado foi de 0,28%.

Nas contas de Rafael Costa, analista e integrante do time de estratégia macro da BGC Liquidez, o IPCA-15 deve registrar alta de 0,42% em setembro. O resultado, afirmou Costa, será impulsionado pela inflação de combustíveis.

Acompanhe tudo sobre:InflaçãoBanco CentralJurosSelicIBGE

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Economia

Mais na Exame