Economia

BC aprova sistema de registro de operações de crédito

O BC afirmou que a investida busca "aperfeiçoar as condições que garantam um adequado funcionamento do processo de concessão de crédito"

BC: o BC também aprovou circular facultando às instituições autorizadas a formalização da contratação de operações de câmbio por meios eletrônicos (Gustavo Gomes/Bloomberg)

BC: o BC também aprovou circular facultando às instituições autorizadas a formalização da contratação de operações de câmbio por meios eletrônicos (Gustavo Gomes/Bloomberg)

R

Reuters

Publicado em 9 de março de 2017 às 18h49.

Priorizar nos meus resultados Google

Brasília- O Banco Central divulgou nesta quinta-feira que autorizou o funcionamento dos sistemas de registro de operações de crédito com garantia da BM&FBovespa, da Cetip e da Serasa, abrindo espaço para a coleta e disponibilização de informações sobre financiamentos com garantias constituídas sobre imóveis e veículos automotores.

Em nota, o BC afirmou que a investida busca "aperfeiçoar as condições que garantam um adequado funcionamento do processo de concessão de crédito, com redução dos riscos e, consequentemente, dos custos associados".

Também nesta quinta-feira o BC aprovou circular facultando às instituições autorizadas a formalização da contratação de operações de câmbio por meios eletrônicos como internet banking, tokens e certificados digitais emitidos por mais autoridades certificadoras.

Antes, a assinatura eletrônica dos contratos de câmbio era restrita às tecnologias compatíveis com a certificação digital no âmbito da ICP-Brasil, disse o BC.

Em uma terceira medida, o BC colocou em consulta pública proposta normativa sobre o registro e depósito de ativos financeiros para aprimorar o marco regulatório referente ao tema, em busca de maior segurança e transparência.

Segundo o BC, as sugestões poderão ser encaminhadas até 2 de maio.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralCréditoGarantias

Mais de Economia

CPI: inflação dos EUA acelera para 0,4% em agosto com alta da gasolina

IPCA tem deflação de 0,32% em agosto; veja o que ficou mais barato

Conferência em SP reúne investidores globais em mercado de US$ 234 bi

Lula sanciona fim da 'taxa das blusinhas'; entenda o que muda nas suas compras