BC altera regulamento do Copom e extingue o viés para Selic
Instrumento do viés era utilizado para permitir eventual mudança nos juros sem que fosse necessário esperar uma nova reunião do colegiado
Estadão Conteúdo
Publicado em 20 de dezembro de 2017 às 16h11.
Brasília - O Banco Central atualizou, por meio da Circular nº 3.868, o Regulamento do Comitê de Política Monetária ( Copom ).
Entre as mudanças, o BC extinguiu o instrumento do viés, utilizado no passado para permitir eventual mudança na Selic (a taxa básica de juros) sem que fosse necessário esperar uma nova reunião do colegiado. A última vez que a instituição anunciou um viés foi em março de 2003.
O novo regulamento manteve a indicação de que as reuniões do Copom serão realizadas em dois dias, sendo que a primeira sessão é reservada a apresentações técnicas e a segunda à decisão sobre a meta da taxa Selic.
No entanto, ao contrário do regulamento anterior, não há indicação de que a primeira sessão ocorrerá sempre às terças-feiras e a segunda sessão será realizada às quartas-feiras.
Porém, o calendário de reuniões do Copom de 2018, já divulgado pelo BC, mantém a previsão de encontros apenas às terças e quartas-feiras.