Banco Central Europeu lança nova célula de 50 euros

Após as renovações das notas de 5, 10 e 20 euros, a de célula de 50 euros ganhará um reforço de proteção contra a falsificação em seus símbolos

O Banco Central Europeu (BCE) lançou nesta terça-feira uma nova nota de 50 euros, que entrará em circulação no começo do ano que vem, como parte da renovação monetária da zona do euro.

Após as renovações das notas de 5, 10 e 20 euros, a de célula de 50 euros ganhará um reforço de proteção contra a falsificação em seus símbolos, o principal deles um retrato da princesa Europa, uma personagem da mitologia grega na parte superior do holograma.

Na parte de trás da nota há uma "janela" que muda de cor dependendo do ângulo, de cor verde esmeralda ao azul escuro, onde está inscrito o valor.

Esses sinais de segurança aperfeiçoados contribuem para a proteção da moeda e para que ela seja "ainda mais segura", comentou Yves Mersch, membro da direção do BCE.

A nota de 50 euros é a mais utilizada na zona do euro e representa 45% do total de moeda circulante, segundo o Banco Central.

Em maio, o emissor europeu anunciou que suspenderá a emissão das notas de 500 euros no final de 2018 pelos temores de que "eles facilitem as atividades ilícitas".

O fim dessas notas gera resistência na Alemanha e na Áustria, que temem que essa decisão seja o começo do desaparecimento total do dinheiro físico.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.