Economia

Banco Central alerta sobre tentativas de golpes em prefeituras

O BC informou que pessoas se passam por servidores entram em contato com prefeituras para tratar de débitos de processos e pedem que sejam feitos depósitos judiciais

Segundo O BC, "apenas as autoridades judiciárias podem determinar o bloqueio ou o desbloqueio de valores e contas bancárias”

Segundo O BC, "apenas as autoridades judiciárias podem determinar o bloqueio ou o desbloqueio de valores e contas bancárias”

DR

Da Redação

Publicado em 9 de maio de 2011 às 13h50.

Brasília - O Banco Central (BC) divulgou hoje (9) nota para alertar sobre tentativas de golpes contra prefeituras. Segundo o comunicado, a instituição vem recebendo informações sobre pessoas que se passam por servidores do BC e entram em contato com prefeituras para tratar de débitos decorrentes de processos judiciais. De acordo com a nota, elas pedem que sejam feitos depósitos judiciais para evitar o bloqueio das contas dos municípios.

O BC esclarece que se trata “de tentativa de fraude, pois apenas as autoridades judiciárias [juízes e tribunais] podem determinar o bloqueio ou o desbloqueio de valores e contas bancárias”.

A nota também informa que os servidores do Banco Central não têm permissão “para sustar ou retardar o cumprimento de ordens judiciais, que são processadas eletronicamente e encaminhadas às instituições financeiras, e nunca fazem contatos pessoais ou telefônicos dessa natureza”.

Em situações como essa, a orientação do BC é que a prefeitura entre em contato diretamente com o órgão do Poder Judiciário “pretensamente emissor da ordem” e registre ocorrência na polícia.

Acompanhe tudo sobre:Banco CentralFraudesMercado financeiroPrefeituras

Mais de Economia

'Não vamos destruir valor, vamos manter o foco em petróleo e gás', diz presidente da Petrobras

Governo estima R$ 820 milhões de investimentos em energia para áreas isoladas no Norte

Desemprego cai para 6,4% no 3º tri, menor taxa desde 2012, com queda em seis estados

Haddad: pacote de corte de gastos será divulgado após reunião de segunda com Lula