Economia

Austrália deve assinar acordo para exportar gado para China

Volume de exportação é o equivalente a cerca de 850 milhões de dólares norte-americanos


	Gado: negociações alcançaram um acordo, depois de uma década de idas e vindas
 (Wikimedia Commons)

Gado: negociações alcançaram um acordo, depois de uma década de idas e vindas (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de novembro de 2014 às 11h36.

Sydney - A Austrália exportará até 1 milhão de cabeças de gado por ano para a China, equivalentes a cerca de 850 milhões de dólares norte-americanos, disseram autoridades australianas nesta sexta-feira, citando um acordo aguardado há tempos que deverá ser assinado em breve.

O ministro da Agricultura da Austrália, Barnaby Joyce, disse que as negociações alcançaram um acordo, depois de uma década de idas e vindas, e que os dois países estavam muito perto de fazer um anúncio conjunto.

As negociações mais recentes para embarque de gado vivo da Austrália para a China começaram em fevereiro. O ministro do Comércio da Austrália está atualmente na China, para a esperada assinatura do acordo.

"Trata-se de 1 milhão de animais, equivalentes a 1 bilhão de dólares australianos. No entanto, a tinta ainda não está seca no contrato. É um grande marco", disse o ministro-chefe de gabinete Christopher Pyne, em uma entrevista a um canal de TV nesta sexta.

A China é o principal parceiro comercial da Austrália. "O setor da pecuária do norte da Austrália é muito dependente de gado vivo e problema é que ele fica muito atrelado ao mercado da Indonésia", o que torna os investimentos muito mais arriscados, disse o economista sênior do ANZ, Paul Deane As exportações de gado vivo da Austrália para a Indonésia entraram em colapso em 2011 depois que gravações mostraram animais sendo maltratados em abatedouros indonésios.

Apesar de crescente demanda por carne, limitações de área para pastagem, de acesso à água e à ração impedem que o rebanho da China cresça. Atualmente, há inúmeros confinamentos e frigoríficos vazios no país.

A China já importa grandes quantidades de carne vermelha da Austrália, com negócios que chegaram a 785 milhões de dólares australianos em 2013/15, segundo dados do governo australiano.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaAustráliaChinaComércio exteriorExportaçõesPaíses ricos

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor