As 10 maiores reservas de ouro do mundo
Estados Unidos lideram a lista e Brasil aparece em 51º lugar
Da Redação
Publicado em 24 de agosto de 2012 às 06h36.
Última atualização em 13 de setembro de 2016 às 16h19.
São Paulo – Embora o primeiro lugar no ranking das maiores reservas de ouro do mundo seja dos Estados Unidos, a Europa emplacou o maior número de países no Top 10 da lista. Os dados foram copilados pelo World Gold Council, que divulgou nesse mês sua atualização anual das reservas do metal pelo mundo. O Brasil aparece apenas no 51º lugar do ranking, atrás inclusive de outros países da América Latina. O primeiro representante da região a aparecer na lista é a Venezuela, no 15º lugar, com reservas de 365 toneladas.
Clique nas fotos e conheça as 10 maiores reservas de ouro do mundo.
Clique nas fotos e conheça as 10 maiores reservas de ouro do mundo.
A reserva de ouro estimada dos Estados Unidos é de 8,133 mil toneladas. O metal corresponde a 75,1% das reservas internacionais do país. Nesse segundo quesito, alguns países superam os Estados Unidos. Portugal, por exemplo, tem uma reserva de ouro bem menor, de 382 toneladas, mas que correspondem a 89,9% das reservas internacionais. Na Grécia, o metal corresponde a 82,3% das reservas internacionais do país.
Com um estoque bem menor que o dos Estados Unidos, a Alemanha tem a segunda maior reserva de ouro do mundo, estimada em 3,395 mil toneladas. Esse montante equivale a 71,9% do total das reservas internacionais do país.
O terceiro lugar quebra o padrão e não é ocupado por um país. A terceira maior reserva de ouro do mundo está nos cofres do Fundo Monetário Internacional (FMI), que guarda 2,814 mil toneladas do metal. Outro dono de ouro bem posicionado que não é país é o Banco Central Europeu, que fica em 12º lugar do ranking.
Com 2,451 mil toneladas de ouro guardadas, a Itália tem a quarta maior reserva do mundo. O metal também tem um papel relevante nos cofres do país e corresponde a 71,3% das reservas internacionais.
Encostada na Itália, a França tem a quinta posição, com 2,435 mil toneladas de ouro guardadas. O estoque, em valor financeiro, corresponde a 71,6% das reservas internacionais do país.
O primeiro representante asiático a aparecer na lista é a China, que com suas 1,054 mil toneladas de ouro, ocupa o sexto lugar do ranking. A representatividade total nos cofres, porém, é pequena. O valor guardado em ouro responde por apenas 1,6% das reservas internacionais chinesas.
Com pouca diferença para as reservas da China, a Suíça fica na sétima colocação, com estoques de 1,040 mil toneladas. Esse montante equivale a 14,2% das reservas internacionais do país.
O segundo BRIC a aparecer no Top 10 é a Rússia, em oitavo lugar, com reservas de 918 toneladas, equivalente a 9,2% das reservas internacionais do país.
Mais um representante asiático aparece na lista. O Japão é o nono colocado, com 765 toneladas de ouro guardadas. Esse volume, quando convertido para dólares, equivale a 3,1% das reservas internacionais do país.
As reservas de ouro dos Países Baixos somam 612 toneladas, 60,2% das reservas internacionais.
As reservas brasileiras aparecem apenas no 51ª posição. O Brasil tem 33 toneladas de ouro guardadas, equivalente a 0,5% das reservas internacionais. A maior parte das reservas brasileiras está em moedas de outros países, com 366,965 bilhões de dólares, segundo dados do Banco Central.
Mais lidas
Mais de Economia
Lula chama Pacheco para reunião nesta quarta e deve discutir pacote fiscalReforma Tributária: relatório do Senado deve ficar para início de dezembro, diz BragaCepal: Pobreza deve cair a 26,8% da população na América Latina, nível mais baixo desde 1990Escala 6x1: favorito para presidência da Câmara defende 'ouvir os dois lados'