Economia

Arábia Saudita considera preços do petróleo muito elevados

"Os elevados preços não são simplesmente sustentáveis pelos fundamentos do mercado", disse o ministro saudita do petróleo

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de setembro de 2012 às 08h54.

Riad - O ministro saudita do Petróleo, Ali al-Nuaimi, afirmou nesta segunda-feira que o elevado preço do petróleo não é justificado com os fundamentos do mercado, "bem equilibrado" na sua visão.

"Os elevados preços não são simplesmente sustentáveis pelos fundamentos do mercado. O mercado está bem equilibrado no que diz respeito à oferta, demanda e nível de reservas", destacou o ministro.

"A Arábia Saudita, que acompanha a evolução do mercado de petróleo mundial, sempre toma as decisões necessárias para ajustar a oferta e a demanda. O reino responderá às necessidades de todos os seus clientes", completou ministro.

A Arábia Saudita, maior exportador mundial de petróleo, se tornou em março o principal produtor de petróleo do planeta, com uma produção de 9,923 milhões de barris por dia, à frente da produção russa de 9,920 milhões de barris por dia.

Na manhã desta segunda-feira, o barril do West Texas Intermediate (WTI, designação do "light sweet crude" negociado nos Estados Unidos) para entrega em outubro perdia 14 centavos, a 96,28 dólares.

O barril de Brent do Mar do Norte para entrega em outubro perdia 7 centavos, a 114,32 dólares.

Acompanhe tudo sobre:Arábia SauditaEnergiaPetróleoPreços

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor