Economia

Anut: Com indefinição do frete, empresas estão atrasando embarques

Produtores do agronegócio não contratam diretamente caminhoneiros, e sim empresas, que, por sua vez, recrutam motoristas quando quadros são insuficientes

Caminhoneiros: transportadoras não estão utilizando caminhoneiros autônomos (Leonardo Benassatto/Reuters)

Caminhoneiros: transportadoras não estão utilizando caminhoneiros autônomos (Leonardo Benassatto/Reuters)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 11 de junho de 2018 às 16h39.

Brasília - Sem definição sobre o preço do frete rodoviário, diante das discussões ainda não concluídas pelo governo para fixar a tabela de preço mínimo pelo serviço, as empresas estão atrasando seus embarques e gerando um represamento de carga.

"Essa indefinição leva todo mundo a esperar aclarar-se o quadro", disse o presidente executivo da Associação Nacional dos Usuários do Transporte de Carga (Anut), Luis Henrique Baldez.

Ele explicou que os produtores do agronegócio não contratam diretamente os caminhoneiros, e sim empresas transportadoras. Que, por sua vez, recrutam caminhoneiros autônomos quando seus quadros são insuficientes para prestar o serviço.

"Se eu contrato essa empresa, tem de ser pelo frete mínimo? E se eu contrato pelo mínimo, como ela vai subcontratar o caminhoneiro pelo mesmo preço?", questionou o dirigente. Assim, na dúvida, as transportadoras não estão utilizando caminhoneiros autônomos.

Enquanto aguardam uma definição, o agronegócio vai estocando sua produção. "Não dá para fazer isso por muito tempo", disse Baldez. Isso porque a capacidade dos armazéns vai se esgotar. Além disso, o custo de estocagem pode colocar as empresas produtoras em problema de fluxo de caixa, observou.

O represamento da carga, disse ele, não decorre da vontade dos embarcadores. "Não é para retaliar os caminhoneiros", afirmou. "É pela indefinição da tabela."

Acompanhe tudo sobre:TransportesAgronegócioGrevesCaminhoneiros

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro