Economia

Aluguéis novos têm alta de 19% em 12 meses em São Paulo

Alta é a maior desde que o Secovi iniciou o levantamento em 2005

O preço do aluguel de imóveis novos subiu em média 2,2% em outubro em São Paulo (VEJA SÃO PAULO)

O preço do aluguel de imóveis novos subiu em média 2,2% em outubro em São Paulo (VEJA SÃO PAULO)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de novembro de 2011 às 12h27.

São Paulo - Os custos de contratos novos de locação na cidade de São Paulo subiram em média 2,2% no mês de outubro em relação a setembro, segundo pesquisa feita pelo Sindicato da Habitação de São Paulo (Secovi-SP). Considerando os últimos 12 meses, a alta acumulada é 19,66%. Essa é a maior elevação para o período de um ano, desde que a pesquisa começou a ser feita, em janeiro de 2005.

Para Francisco Virgilio Crestana, vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP, “isso mostra que não há um estoque suficiente de imóveis para se alugar na cidade, situação que não deve ser revertida em curto prazo”.

O maior índice de aumento foi encontrado nos imóveis com um ou dois quartos, que subiram no mês passado, em média, 3% e 2,5%, respectivamente. Apartamentos e casas de três dormitórios não apresentaram variação em outubro.

Para os contratos de aluguel em andamento, com aniversário em novembro e atualização pelo Índice Geral de Preços de Mercado (IGP-M), da Fundação Getulio Vargas (FGV), o reajuste será 6,95%. Esse percentual, segundo o Secovi, demonstra tendência de redução da taxa acumulada do ano.

Entre as modalidades de garantia locatícia, a mais utilizada em outubro foi o fiador, que respondeu por 47,5% dos novos contratos. Em seguida aparece o depósito antecipado de três meses de aluguel, que foi a garantia apresentada em 32% das locações. O seguro-fiança foi responsável por pouco mais de um quinto (20,5%) dos casos.

Acompanhe tudo sobre:aluguel-de-imoveiscidades-brasileirasInflaçãoMetrópoles globaissao-paulo

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Banco Central aprimora regras de segurança do Pix; veja o que muda

Mais na Exame