Economia

Alta da Selic foi antecipada para o consumidor, diz BC

O chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Tulio Maciel, disse que, em janeiro, o mercado já antecipou na curva de juros a alta da Selic


	De acordo com nota divulgada pelo BC nesta sexta-feira, 26, a taxa de juros média dos empréstimos com recursos livres passou de 25,3% em dezembro de 2012 para 26,2% em janeiro deste ano
 (USP Imagens)

De acordo com nota divulgada pelo BC nesta sexta-feira, 26, a taxa de juros média dos empréstimos com recursos livres passou de 25,3% em dezembro de 2012 para 26,2% em janeiro deste ano (USP Imagens)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de abril de 2013 às 13h03.

Brasília - O chefe do Departamento Econômico do Banco Central, Tulio Maciel, disse que, em janeiro, o mercado já antecipou na curva de juros a alta da Selic.

Na última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), na semana passada, o colegiado decidiu elevar a taxa básica de 7,25% para 7,50% ao ano.

De acordo com nota divulgada pelo BC nesta sexta-feira, 26, a taxa de juros média dos empréstimos com recursos livres passou de 25,3% em dezembro de 2012 para 26,2% em janeiro deste ano.

No mesmo período, a taxa cobrada para as pessoas físicas passou de 33,9% para 34,6% e a das pessoas jurídicas, de 18% para 18,9%.

"Como as taxas de juros estão se comportando com a Selic? O que aconteceu, aparentemente, é que teve uma antecipação da taxa básica em janeiro", disse Maciel, Tulio Maciel.

"Mas a alta de dezembro para janeiro não se sustentou. De janeiro para cá as taxas de juros estão oscilando e agora está tendo uma estabilidade", continuou, acrescentando que o patamar dos juros hoje é "muito menor" do que o cobrado no mesmo período do ano passado. Maciel destacou que a redução dos juros contribui para a redução da inadimplência.

Acompanhe tudo sobre:ConsumidoresEstatísticasIndicadores econômicosJurosSelic

Mais de Economia

Governo sobe previsão de déficit de 2024 para R$ 28,8 bi, com gastos de INSS e BPC acima do previsto

Lula afirma ter interesse em conversar com China sobre projeto Novas Rotas da Seda

Lula diz que ainda vai decidir nome de sucessor de Campos Neto para o BC

Mais na Exame