Economia

Alemanha descarta ajuda sem redução do déficit grego

Luxemburgo - O ministro alemão das Relações Exteriores, Guido Westerwelle, descartou nesta segunda-feira a ideia de uma ajuda financeira à Grécia sem um programa confiável de redução do déficit de Atenas, uma postura "rígida" que preocupa a Itália, segundo o chanceler italiano Franco Frattini. "Fazer promessas de ajuda concreta muito rápido não vai retirar a […]

Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Guido Westerwelle: postura rígida dos alemães preocupa a Itália (.)

Ministro das Relações Exteriores da Alemanha, Guido Westerwelle: postura rígida dos alemães preocupa a Itália (.)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de abril de 2010 às 10h37.

Luxemburgo - O ministro alemão das Relações Exteriores, Guido Westerwelle, descartou nesta segunda-feira a ideia de uma ajuda financeira à Grécia sem um programa confiável de redução do déficit de Atenas, uma postura "rígida" que preocupa a Itália, segundo o chanceler italiano Franco Frattini.

"Fazer promessas de ajuda concreta muito rápido não vai retirar a pressão sobre a Grécia", afirmou Westerwelle ao desembarcar em Luxemburgo para uma reunião com os colegas da União Europeia (UE).

"Antes de mais nada é necessário consolidar o orçamento da Grécia e assegurar que o governo cumprirá com seus deveres, com a aplicação e disciplina necessárias", acrescentou.

A postura, defendida na sexta-feira pela chefe de Governo alemã, Angela Merkel, provoca "preocupação" na Itália pela "rigidez", advertiu Frattini.

"Não se trata de salvar, e sim de consolidar os muros da Europa, os muros do euro, é um resgate para cada um de nós", defendeu o ministro italiano.

Atenas pediu formalmente a ativação de um plano de ajuda dos sócios da Eurozona e do Fundo Monetário Internacional (FMI) para sair da crise orçamentária que ameaça levar o país à falência.

Acompanhe tudo sobre:AlemanhaCrise gregaDívida públicaEuropaGréciaPaíses ricosPiigs

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor