Economia

Alemanha dá sinal verde para entrada da Croácia na UE

O país será o 28º membro da União Europeia


	Bandeira da Croácia: a a entrada do país deverá ser aprovada sem dificuldades pelos atuais 27 membros da UE
 (Donald Miralle/Getty Images)

Bandeira da Croácia: a a entrada do país deverá ser aprovada sem dificuldades pelos atuais 27 membros da UE (Donald Miralle/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 22 de agosto de 2012 às 13h47.

Berlim - O conselho de ministros da Alemanha, presidido pela chanceler Angela Merkel, deu sinal verde nesta quarta-feira para a entrada da Croácia na União Europeia (UE), o que está previsto para ocorrer em 1º de julho 2013.

O país será o 28º membro da UE. Um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores disse que o gabinete ministerial aprovou o projeto de lei que autoriza o ingresso da Croácia, o que deverá ser ratificado pelo Bundestag, a câmara baixa alemã, provavelmente no começo do ano que vem.

A Croácia realizou um plebiscito em janeiro para saber se a população gostaria de entrar na UE. As negociações para o ingresso do país no bloco duraram seis anos.

A entrada da Croácia deverá ser aprovada sem dificuldades pelos atuais 27 membros da UE. O país declarou sua independência da Iugoslávia em 1991 e a Alemanha foi um dos primeiros países a reconhecer o novo estado.

Após a Eslovênia, que ingressou na UE em 2004, a Croácia será o segundo estado da extinta Iugoslávia a ingressar no bloco. 

Acompanhe tudo sobre:Países ricosEuropaAlemanhaUnião EuropeiaCroácia

Mais de Economia

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?

Balança comercial tem superávit de US$ 5,8 bi em novembro