Economia

Alcolumbre adia votação da autonomia do Banco Central

Na tentativa de reeleição para o cargo, Alcolumbre não quis se indispor com as bancadas e adiou a votação

Banco Central: votação da autonomia do BC entrará em vigor no dia 3 de novembro (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Banco Central: votação da autonomia do BC entrará em vigor no dia 3 de novembro (Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 22 de outubro de 2020 às 09h48.

Última atualização em 22 de outubro de 2020 às 09h50.

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), adiou a votação do projeto de autonomia do Banco Central para o dia 3 de novembro. A proposta estava prevista para esta quarta-feira, 21, mas não houve acordo entre os líderes da Casa.

Alcolumbre argumentou que só pautaria a medida se houvesse acordo para um pacote de três projetos discutidos no Senado.

Além da autonomia do BC, há proposta para autorizar o acolhimento de depósitos voluntários de instituições financeiras pela autoridade monetária. Os senadores chegaram a colocar no radar também o novo marco das ferrovias, mas esse item deve ser substituído pelo projeto que muda as regras do transporte terrestre de passageiros e inibe a competição no setor.

O líder do governo no Senado, Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), chegou a anunciar um acordo para votar a autonomia do BC nesta quarta-feira.

Senadores da oposição, porém, reagiram à estratégia e começaram a levantar questões de ordem no plenário do Senado. Na tentativa de reeleição para o cargo, Alcolumbre não quis se indispor com as bancadas e adiou a votação.

Acompanhe tudo sobre:economia-brasileiraSenadoBanco CentralDavi Alcolumbre

Mais de Economia

Boletim Focus: mercado aumenta projeção do PIB em 2025, 2026 e 2027

Por que as fusões entre empresas são difíceis no setor aéreo? CEO responde

Petrobras inicia entregas de SAF com produção inédita no Brasil

Qual poltrona do avião dá mais lucro para a companhia aérea?