Economia

Acordo da Fazenda com IBGC apoiará seleção de membros de conselhos

IBGC disponibilizará à Fazenda um conjunto de currículos de profissionais certificados pelo instituto que se enquadre nos perfis buscados pelo órgão

Ministério da Fazenda: órgão não será obrigado a escolher entre os candidatos oferecidos pelo IBGC e poderá selecionar currículos obtidos de outra forma. (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

Ministério da Fazenda: órgão não será obrigado a escolher entre os candidatos oferecidos pelo IBGC e poderá selecionar currículos obtidos de outra forma. (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 27 de abril de 2018 às 19h54.

Brasília - O Ministério da Fazenda celebrou um acordo de cooperação com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) para obter apoio na seleção de membros independentes dos Conselhos de Administração das empresas estatais vinculadas à pasta, o que inclui Caixa e Banco do Brasil.

O IBGC disponibilizará à Fazenda um conjunto de currículos de profissionais certificados pelo instituto que se enquadre nos perfis buscados pelo órgão, sem custo para a administração pública.

O ministério não será obrigado a escolher entre os candidatos oferecidos pelo IBGC e poderá selecionar currículos obtidos de outra forma. O instituto não terá exclusividade no processo de seleção dos conselheiros independentes.

"A Fazenda poderá celebrar acordos semelhantes com outras entidades que manifestem interesse em colaborar com o ministério nos mesmos termos aceitos pelo IBGC", informou a pasta em nota.

Pelo acordo de cooperação com o IBGC, os Conselhos de Administração das empresas vinculadas ao ministério também poderão obter currículos para o preenchimento das vagas dos Comitês de Auditoria.

"O Ministério da Fazenda reafirma seu compromisso com o desenvolvimento da governança das empresas estatais, buscando a seleção de conselheiros de administração independentes com elevado preparo técnico, escolhidos de maneira objetiva e impessoal", disse a pasta.

Acompanhe tudo sobre:BB – Banco do BrasilCaixaMinistério da Fazenda

Mais de Economia

BNDES vai repassar R$ 25 bilhões ao Tesouro para contribuir com meta fiscal

Eleição de Trump elevou custo financeiro para países emergentes, afirma Galípolo

Estímulo da China impulsiona consumo doméstico antes do 'choque tarifário' prometido por Trump

'Quanto mais demorar o ajuste fiscal, maior é o choque', diz Campos Neto