64% dos consumidores querem pagar presentes de Natal à vista

Levantamento mostrou que 45% pretendem pagar à vista em dinheiro e 19% devem optar pelo cartão de débito

São Paulo – Os consumidores brasileiros não querem se endividar neste Natal e, de acordo com levantamento feito pela empresa de pesquisa de mercado TNS Brasil, divulgada na quinta-feira, 18, a maioria (64%) pretende pagar à vista os presentes.

O levantamento, que entrevistou na primeira quinzena de dezembro 881 pessoas entre 18 e 65 anos, mostrou que 45% pretendem pagar à vista em dinheiro e 19% devem optar pelo cartão de débito.

O restante (36%) deve optar pelo cartão de crédito.

A pesquisa mostrou ainda que 15% dos entrevistados pretendem usar o dinheiro do 13º salário para comprar presentes neste Natal. Apenas 12% disseram que gastarão o recurso extra para pagamento de dívidas.

Em relação aos presentes de Natal, roupas e sapatos, brinquedos e perfumes lideram a preferência dos consumidores, com 56%, 42% e 36% respectivamente.

O levantamento da TNS aferiu também as expectativas do consumidor para 2015.

De acordo com a pesquisa, o atual cenário econômico de estagnação reflete nos desejos de ano-novo dos brasileiros e as principais metas são financeiras: 71% afirmaram que a resolução é aumentar a renda e 64% pretendem poupar.

Apoie a Exame, por favor desabilite seu Adblock.