Economia

Para 50% da indústria, cenário piorou no 4º trimestre

Quase metade dos segmentos que formam o setor industrial brasileiro sinalizaram uma expectativa de piora de cenário no último trimestre de 2009, de acordo com uma nova pesquisa da Serasa Experian, a de Avaliação Setorial, lançada hoje. O setor foi o mais prejudicado pela crise iniciada no final de 2008. A pesquisa sinaliza tendências (de […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h43.

Quase metade dos segmentos que formam o setor industrial brasileiro sinalizaram uma expectativa de piora de cenário no último trimestre de 2009, de acordo com uma nova pesquisa da Serasa Experian, a de Avaliação Setorial, lançada hoje. O setor foi o mais prejudicado pela crise iniciada no final de 2008.

Na atividade primária, a agropecuária, formada por treze segmentos, cinco registraram piora de conceito; seis, estabilidade; e dois, melhora. O cenário manteve-se negativo com a queda dos preços externos e da demanda internacional, avaliou a Serasa.

No grupo do comércio, com seis setores, três apresentaram melhora de conceito - supermercados, distribuidoras de combustíveis e concessionárias de veículos leves - e três estabilidade. Apesar da crise financeira internacional, a atividade do comércio foi uma das menos prejudicadas, uma vez que as vendas cresceram influenciadas pelo aumento da renda, maior volume de crédito concedido, redução das taxas de juros e ampliação dos prazos de pagamentos.

Dos vinte e cinco segmentos analisados e integrantes da atividade de serviços, quinze registraram estabilidade; cinco, piora; e cinco, melhora. O desempenho, segundo a Serasa, foi influenciado pela ampliação da renda e do emprego e pela maior disponibilidade de crédito às pessoas físicas. No cômputo geral, dos 98 segmentos analisados, 45 tinham expectativa de estabilidade, 35 de piora e 18 de melhora.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Economia

Presidente do Banco Central Europeu prevê retorno da inflação para 2% na zona do euro

Banco Central comunica vazamento de dados de 53.383 chaves Pix cadastradas na Qesh

Setor público tem déficit de R$ 21,4 bi em agosto