Economia

39,5% dos brasileiros não possui conta corrente nem poupança

Instituto Data Popular lista três razões para a não bancarização: a dificuldade de acesso à rede bancária, endividamento e visão dos bancos como “exploradores"


	Agência de banco: 55 milhões de adultos não-bancarizados movimentam 665 bilhões de reais por ano, segundo estudo do Instituto Data Popular
 (ALAN MARQUES)

Agência de banco: 55 milhões de adultos não-bancarizados movimentam 665 bilhões de reais por ano, segundo estudo do Instituto Data Popular (ALAN MARQUES)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de outubro de 2013 às 19h17.

São Paulo – Entre a população brasileira com 18 anos ou mais, 39,5% não possui conta corrente e nem poupança, sendo 11% na classe alta (cerca de 6 milhões de pessoas), 52% na classe média (29 milhões de pessoas) e 37% na classe baixa (20 milhões de pessoas). As informações são de pesquisa do Data Popular que será apresentadas hoje no Congresso Consumidor Moderno de Crédito, Cobrança e Meios de Pagamento.

Existem três razões principais para a não bancarização, segundo o Instituto Data Popular: a dificuldade de acesso à rede bancária; pessoas que já tiveram contas bancárias, mas que devido a problemas financeiros ficaram endividados ou inadimplentes e há também que opte por não ter relacionamento com os bancos, por enxergar neles instituições “exploradoras”. 55 milhões de adultos não-bancarizados movimentam 665 bilhões de reais por ano, segundo estudo do Instituto Data Popular. 

As regiões com as maiores proporções de pessoas não bancarizadas são o norte (50%) e o nordeste (53%). A maior parte dos não bancarizados são mulheres (60%), com faixa etária entre 25 e 59 anos, sendo 31% entre 25 e 39 anos e 33% entre 40 e 59 anos. Dentre os não bancarizados, seis em cada dez são negros.

Quanto à escolaridade, 68% tem ensino fundamental ou menos, 31% tem ensino médio completo, 3% não tem escolaridade e 1% tem o ensino superior completo. 44% dos não-bancarizados não trabalha. 

Acompanhe tudo sobre:BancosCartões de créditoCréditoData PopularEmpresasFinançassetor-de-cartoes

Mais de Economia

Oi recebe proposta de empresa de tecnologia para venda de ativos de TV por assinatura

Em discurso de despedida, Pacheco diz não ter planos de ser ministro de Lula em 2025

Economia com pacote fiscal caiu até R$ 20 bilhões, estima Maílson da Nóbrega

Reforma tributária beneficia indústria, mas exceções e Custo Brasil limitam impacto, avalia o setor