Exame Logo

Viagem histórica: foguete da SpaceX chega à estação espacial

Astronautas acoplam a espaçonave na estação e se preparam para desembarcar. É a primeira vez que uma empresa privada transporta astronautas da Nasa

Foguete da SpaceX é lançado da plataforma 39A, do Centro Espacial Kennedy, a mesma utilizada pela missão Apollo 11, que levou o astronauta Neil Armstrong à Lua (Joe Skipper/Reuters)
DR

Da Redação

Publicado em 31 de maio de 2020 às 11h42.

Última atualização em 31 de maio de 2020 às 11h47.

Os astronautas transportados pela SpaceX , empresa de viagens espaciais fundada pelo bilionário Elon Musk , chegaram à estação espacial. É a primeira vez que uma companhia privada faz esse tipo de transporte para a Nasa, a agência espacial americana.

A viagem levou menos de um dia. A aproximação da cápsula com os dois astronautas,  aconteceu de forma tranquila, cerca de 15 minutos antes do previsto. Os pilotos Robert L. Behnken e Douglas G. Hurley precisaram assumir o controle manual da espaçonave por um breve momento, acionando os foguetes de controle para posicionar a cápsula.

Veja também

O acoplamento indica que a primeira fase da viagem, que tem o objetivo de testar os equipamentos, foi realizada com sucesso. O teste será completado quando os astronautas retornarem à Terra.  A expectativa é de que o voo inicie uma temporada de viagens espaciais privadas, inclusive com a possibilidade de voos turísticos.

A missão faz parte de uma tentativa de colocar os Estados Unidos novamente na vanguarda do lançamento de astronautas para o espaço. É a primeira vez, depois de quase uma década, que uma missão tripulada é enviada a partir do território americano.

O foquete foi lançado no sábado, às 16h23, horário de Brasília, da plataforma 39A, do Centro Espacial Kennedy, a mesma utilizada pela missão Apollo 11, que levou o astronauta Neil Armstrong à Lua. Foi a segunda tentativa de lançar o foguete. Na última quarta-feira (27), Hurley e Behnken já estavam posicionados em seus assentos na cápsula Crew Dragon quando o processo de decolagem teve que ser interrompido pelas más condições de tempo.

Acompanhe tudo sobre:Elon MuskEspaçoEspaçonavesSpaceX

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Ciência

Mais na Exame