Quem foi Elizabeth Kenny, a homenageada do Google deste 5 de outubro

Hoje é seu 142º aniversário
Kenny nasceu em 20 de Setembro de 1889 em Nova Gales do Sul, sudeste da Austrália (Google/Reprodução)
Kenny nasceu em 20 de Setembro de 1889 em Nova Gales do Sul, sudeste da Austrália (Google/Reprodução)
A
Antonio SouzaPublicado em 05/10/2022 às 10:24.

Nesta quarta-feira, 5, o Google homenageou a médica australiana Elizabeth Kenny, conhecida por elaborar um método revolucionário para tratamento da Poliomelite. Esse método curou milhares de pessoas e deixou a médica conhecida no mundo inteiro.

O figura da plataforma mostra um desenho dela lecionando em seu quadro negro, além de um livro em que ela estuda e se prepara para algum procedimento médico. Hoje é seu 142º aniversário.

Quem foi Elizabeth Kenny?

Kenny nasceu em 20 de Setembro de 1889 em Nova Gales do Sul, sudeste da Austrália. Muito interessada em literatura médica, se tornou voluntária de um hospital na cidade de Guyra logo aos 17 anos de vida. Integrante da comunidade agrícola, Kenny não teve muita educação formal, mas sempre se interessou por anatomia humana.

Após trabalhar 10 anos como voluntária, observando os enfermeiros e aprendendo diversos métodos de tratamento, Kenny conseguiu abrir sua própria clínica de enfermagem em Queensland. Em 1911, ela encontrou o primeiro caso de poliomielite e realizou um método diferente do que tinha na época.

O tratamento para poliomielite forçava os pacientes a ficarem engessados por meses, então Kenny, desconhecendo tal método, percebeu que os músculos afetados estavam apenas rígidos e não danificados como muitos imaginavam.  Foi então que ela simplesmente aplicou compressas quentes e úmidas nesses músculos, antes de realizar a manobra de fortalecimento.

Esse método funcionou para surpresa de Kenny e partir desse momento ficou conhecida como "método Kenny". A enfermeira ficou tão conhecida que viajou para a América na década de 1940, onde abriu centros de reabilitação utilizando seu sistema. 

Veja também: 

Dois americanos e um dinamarquês vencem o Nobel de Química

Pfizer apresenta pedido de vacina mais forte contra variante Ômicron

 

 

Veja Também

Como a iniciativa privada pode alavancar descoberta de novos medicamentos
Um conteúdo Bússola
Há 4 semanas • 5 min de leitura

Carlos Zago

Google compra app de avatar por US$ 100 milhões
Tecnologia
Há 2 meses • 1 min de leitura

Google compra app de avatar por US$ 100 milhões