Nova imagem de telescópio revela ainda mais detalhes sobre buraco negro

Cientistas divulgaram nova imagem do massivo buraco negro no centro da galáxia M87, a 55 milhões de anos luz da Terra

O telescópio Event Horizon, que fotografou um buraco negro pela primeira vez em 2019, divulgou novas imagens do objeto astronômico nesta quarta-feira, 24.

As novas imagens são mais detalhadas e mostram a luz polarizada em torno do buraco negro. É a primeira vez que cientistas conseguem capturar a polarização à beira de um buraco negro, apontando para um sinal de fortes campos magnéticos.

O buraco negro em questão está localizado no centro da enorme galáxia Messier 87 (M87), que fica a 55 milhões de anos-luz da Terra. Para conseguir a imagem, o Event Horizon dispôs de super-computadores,  oito telescópios localizados nos cinco continentes, centenas de pesquisadores e quantidades enormes de dados.

A imagem também serve para confirmar o trabalho do físico Albert Einstein, cuja teoria geral da relatividade, discutida inicialmente há mais de 100 anos, previu a existência de ondas gravitacionais e que a silhueta ou sombra de um buraco negro seria circular. A imagem divulgada corrobora a tese. "Hoje, a relatividade geral passou em mais um teste crucial", disse Avery Broderick, cientista envolvido na captura das imagens, em coletiva de imprensa.

O Telescópio Event Horizon também está ajudando os cientistas a responder algumas questões complexas da ciência, como entender como os buracos negros crescem e o que faz o material que orbita ao seu redor eventualmente "cair" dentro do buraco. A pesquisa poderia trazer informações sobre o buraco negro no centro da nossa galáxia, Sagitário A.

"Buracos negros são disruptores da ordem cósmica na maior escala do universo. E eles ajudam a moldar o formato das galáxias e conjuntos de galáxias", disse Sera Markoff, astrofísica da Universidade de Amsterdam.

 

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.