Estudo descobre presença de microplásticos na placenta de grávidas

Um estudo realizado por cientistas italianos identificou a presença de microplásticos na placenta de mulheres grávidas. Antecipado pela revista científica Science Direct, a pesquisa indica que ao menos 12 fragmentos foram encontrados em placentas originadas de partos e gestações normais.

Para chegar a essa conclusão, foram analisadas seis placentas humanas. Os microplásticos encontrados, então, passaram por uma série de análises. Todos os resíduos de objetos encontrados após o parto eram pigmentados, e os pesquisadores acreditam que são pedaços de tintas, adesivos, cosméticos e produtos de cuidado pessoal.

Os microplásticos são partículas menores do que cinco milímetros, derivadas da degradação de objetos plásticos presentes no ambiente --- por vezes, são tão pequenos que escapam aos olhos humanos.

Apesar de ainda não sabermos exatamente o impacto dos microplásticos para a saúde humana, a descoberta traz uma preocupação. Os cientistas da Universidade Politécnica de Marche, na Itália, acreditam que a longo prazo os resíduos podem causar a má-formação de fetos. Mais estudos deverão ser feitos para entender melhor o que pode acontecer em casos como esse.

• R$ 9,90 após o terceiro mês.