Ciência

Estes são os sinais de que alguém gosta de você

Estudo indica comportamentos que demonstram atração por você e reporta mitos

 (jacoblund/Thinkstock)

(jacoblund/Thinkstock)

Lucas Agrela

Lucas Agrela

Publicado em 12 de junho de 2018 às 05h55.

Última atualização em 12 de junho de 2018 às 05h55.

São Paulo – Saber que alguém está interessado em você nem sempre é fácil, mas um novo estudo científico indica alguns dos sinais que as pessoas dão quando estão a fim de você.

Publicada no jornal Psychollogical Bulletin, a pesquisa foi feita por pesquisadores da Universidade de Dayton, em Ohio (EUA), com base em 54 outros estudos empíricos diferentes ligados com a atração e os comportamentos não verbais para concluir o que as pessoas fazem quando têm interesse em alguém.

Puxar conversa, fazer contato visual, sorrir e gargalhar são comportamentos das pessoas que tentam chamar sua atenção para um envolvimento amoroso em diferentes culturas mundialmente.

Os pesquisadores indicam que quem está a fim de você vai tentar ganhar sua confiança, buscar afinidades e aumentar o grau de interdependência.

Em alguns países de países ocidentais, como o Brasil, menear de cabeça e imitação de comportamentos também são sinais de interesse amoroso.

O estudo indica ainda que as descobertas podem ser aplicadas também para outros relacionamentos que não seja necessariamente amorosos. R. Matthew Montoya, pesquisador que liderou o levantamento, diz, em nota, que esses sinais podem ser notados em relacionamentos entre médicos e pacientes pais e filhos ou mesmo vendedores e clientes.

Mitos

O levantamento da Universidade de Dayton também indicou alguns dos mitos sobre as demonstrações de interesse.

Não foram encontradas evidências de que comportamentos como jogar o cabelo, usar roupas chamativas, fazer gestos enquanto fala, levantar sobrancelhas, inclinar-se sobre uma mesa para falar com alguém ou ter uma postura corporal aberta tenham relação com comportamentos de pessoas que gostam de você.

Acompanhe tudo sobre:Gestão de pessoasPesquisas científicas

Mais de Ciência

Beber água em excesso pode ser perigoso, dizem pesquisadores

Fóssil de braço revela detalhes sobre evolução dos 'Hobbits' da Indonésia

NAD+: o suplemento que conquista celebridades e desperta dúvidas

Lesma de 500 milhões de anos pode explicar origem dos moluscos

Mais na Exame