Ciência
Acompanhe:

Brasileiro vindo da África do Sul testa positivo para Covid

Segundo a Anvisa, ele já está em isolamento; ainda não é possível informar se foi infectado pela nova variante ômicron

Aparelho de teste para covid-19 (Leopoldo silva/Agência Brasil)

Aparelho de teste para covid-19 (Leopoldo silva/Agência Brasil)

A
Agência O Globo

Publicado em 28 de novembro de 2021, 16h27.

Última atualização em 28 de novembro de 2021, 16h44.

Um passageiro brasileiro vindo da África do Sul que desembarcou em Guarulhos, em São Paulo, no sábado, em um voo da Ethiopian Airlines, testou positivo para Covid-19. Ainda não há informações sobre se ele estaria com a nova variante ômicron, segundo a Anvisa.

A agência fiscaliza e exige que o viajante apresente exame PCR negativo para Covid-19 realizado em, no máximo, 72 horas antes do voo internacional (na origem do voo). O passageiro em questão chegou ao Brasil com teste negativo, assintomático. No entanto, após sua chegada, a Anvisa foi informada às 21h12 do sábado sobre o resultado positivo de novo teste de RT-PCR, realizado pelo laboratório localizado no aeroporto de Guarulhos.

Diante do resultado, a Anvisa notificou o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS) nacional, estadual e municipal, às 1h07 do dia 28/11. A Vigilância epidemiológica do Município de Guarulhos também foi acionada para acompanhamento do caso.

Após a identificação e testagem com resultado positivo para Covid-19, o paciente foi colocado em isolamento e já cumpre quarentena residencial. Os órgãos de saúde estadual e municipal passam a fazer o monitoramento do caso. O Ministério da Saúde acompanha o caso.