Alemanha identifica nova variante do coronavírus
A mutação do coronavírus foi identificada em 35 dos 73 pacientes de um hospital no sudeste da Alemanha. Autoridades aguardam o sequenciamento completo
Isabela Rovaroto
Publicado em 19 de janeiro de 2021 às 06h45.
Última atualização em 19 de janeiro de 2021 às 10h36.
A Alemanha anunciou nesta terça-feira, 19, a descoberta de uma nova mutação do coronavírus identificada entre um grupo de pacientes de um hospital na cidade de esqui de Garmisch-Partenkirchen, sudeste do país.
A mutação do vírus foi identificada em 35 das 73 pessoas infectadas no hospital, informou o site BR24 nesta segunda-feira. As amostras agora estão sendo examinadas no hospital universitário Charité em Berlim.
Autoridades disseram que a variante é diferente das descobertas recentemente no Reino Unido e na África do Sul.
“No momento, descobrimos uma pequena mutação pontual... e não está absolutamente claro se será de relevância clínica”, disse o vice-diretor médico do hospital, Clemens Stockklausner. “Temos que esperar o sequenciamento completo.”
Lockdown mais longo?
A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, quer prolongar o lockdown até 15 de fevereiro e tornar as máscaras médicas obrigatórias nos transportes públicos e nas lojas, como parte de um pacote de medidas para tentar controlar o coronavírus.
O projeto quer manter as escolas fechadas até meados de fevereiro e melhorar a ajuda às empresas afetadas pela extensão do bloqueio. Também propôs a criação de um grupo de trabalho para descobrir como sair das restrições de forma segura e equitativa.
Merkel deve se reunir nesta terça-feira com líderes regionais para discutir medidas para conter a pandemia do coronavírus.
O número de casos confirmados de coronavírus aumentou em 11.369 para 2,05 milhões, mostrou o Instituto Robert Koch (RKI) para doenças infecciosas nesta terça-feira. O número de mortos foi de 989 e total chega a 47.622.