Exame Logo

Tomar café faz bem para o sono. Que?

A mistura de uma rápida soneca com um cafezinho pode ser melhor do que aquele seu sono eterno da mais de 8hrs

Crédito: Jeff J Mitchell/Getty Images/ Reprodução
DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2016 às 12h26.

Última atualização em 12 de outubro de 2018 às 08h17.

Quer tirar um cochilo rápido e revigorante? Tome um cafezinho. Sim, aquele com cafeína e que muita gente usa para acordar pela manhã.

Segundo cientistas, o café é seu melhor aliado para aquelas sonecas rápidas, e a explicação está nos hormônios. Sim, a cafeína interfere no seu sono em longo prazo, porém ela também pode fazer maravilhas pelo seu sono.

O segredo da questão está na adenosina, hormônio produzido pelo corpo humano que serve como um freio natural, passando sensação de cansaço e fadiga. A cafeína quando absorvida no corpo compete com a adenosina pelos receptores cerebrais, funcionando quase como um freio de emergência para o cérebro. Umas das maneira que o corpo tem para se livrar da adenosina é no sono, que "limpa" os resquícios de exaustão e do hormônio.

Crédito: David Parker/Fox Photos/Getty Images

E é ai que está o pulo do gato: o seu sono curto de 20 minutos é perfeito para a absorção da cafeína no organismo. Então quando você acordar, seu cérebro estará mais limpo de adenosina e cheio de café, que bloqueia as entradas do hormônio do cansaço no corpo, dando sensação de disposição.

É tudo uma questão de concorrência. Se livre da adenosina para a entrada da cafeína, e seu corpo estará disposto como nunca.

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Casual

Mais na Exame