Casual

Sete destinos de fácil acesso para o recesso de fim de ano

Ceará, interior e litoral paulista, grandes capitais e Foz do Iguaçu podem ser uma ótima opção para quem ainda busca viajar nas últimas semanas do ano

Com crescente popularidade, a viagem para Florianópolis no recesso promete dias de sol e calor. (AZEVEDORDG/Thinkstock)

Com crescente popularidade, a viagem para Florianópolis no recesso promete dias de sol e calor. (AZEVEDORDG/Thinkstock)

JS

Julia Storch

Publicado em 11 de dezembro de 2022 às 08h00.

Última atualização em 13 de dezembro de 2022 às 14h47.

Neste ano, o Natal e o Réveillon caem em fins de semana, possibilitando menos dias de folga para muitas pessoas e, consequentemente, tornando o período de recesso mais curto. Apesar disso, planejar uma viagem para esse período não é impossível e ainda há hotéis e resorts com disponibilidade.

Pensando nisso, o Zarpo, agência online de viagens, listou seis destinos de fácil acesso para quem terá um recesso curto e ainda não planejou nada para o período. Vale ressaltar que essa é uma época de alta temporada, por isso as disponibilidades para viajar podem acabar logo e os preços costumam ser mais altos em comparação com a baixa temporada.

Confira abaixo dicas de destinos para passar o recesso de fim de ano:

Ceará

Rooftop do hotel Makena

Rooftop do hotel Makena: pacote de sete dias no hotel butique (Felipe Petrovski/Divulgação)

Localizado em Icaraí de Amontada, a cerca de 190 quilômetros de Fortaleza,  o Makena Hotel preparou uma programação especial para aqueles que desejam passar a virada do ano no Nordeste. O pacote com sete diárias oferecido pelo hotel boutique inclui um roteiro de experiências para que os hóspedes experimentem a harmonia entre o agito e a calmaria de Icaraizinho. Para encerrar 2022, haverá meditação guiada, oficina de japamala, exercícios funcionais na praia, pôr do sol no restaurante Nui e Sunset com DJ a partir do dia 26.

Uma festa está programada para o dia 31, com open bar e open food, paella e brigaderia no Makena Beach Club, espaço pé na areia aberto também a não hóspedes. Além de DJ e música ao vivo, um show piroténico está programado.  No dia 01 de janeiro, o Makena celebra o novo ano com brunch e Mimosas, enquanto no dia 02 acontece uma feijoada à beira-mar. O hotel oferece, ainda, um rico menu de experiências que podem ser contratadas à parte, como passeios pela região, jantares à luz de velas e churrasco do mar.

Interior de São Paulo

A variedade de destinos no interior de São Paulo é uma boa opção para viagens no recesso. Pertinho da capital paulista, se destacam Embu das Artes, São Roque e Atibaia, este último com resorts deliciosos para curtir com crianças, como o Tauá Atibaia Resort e o Bourbon Atibaia.

Um pouco mais distante de São Paulo, Brotas é um destino incrível para atividades de aventura e em contato com a natureza. Para muita brincadeira dentro d’água, a viagem para Olímpia, onde fica o parque aquático Thermas dos Laranjais, é sinônimo de diversão em família.

Litoral de São Paulo

guaruja; pitangueiras; praia; litoral; paulista; covid; pandemia; turismo; praias; lotadas

Guarujá. (Leandro Fonseca/Exame)

Perfeito para viagens mais curtas e de carro, o litoral paulista tem diversas opções de destinos: Santos, Guarujá, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Ubatuba são alguns deles.

Em geral com hospedagens mais simples e rústicas, o litoral paulista tem belas paisagens e praias para todos os gostos: das mais badaladas às desertas, do mar tranquilo às ondas para surfar. No período do recesso as praias em geral estão mais cheias, mas o verão promete dias de sol e altas temperaturas.

Rio de Janeiro

A ponte aérea Rio - São Paulo torna a capital fluminense um destino bacana para conhecer em uma viagem curta, com direito ao roteiro tradicional, incluindo o Cristo Redentor, o Pão de Açúcar e o Jardim Botânico, além, é claro, das praias e da noite carioca nos barzinhos.

A dica é hospedar-se em bairros como Copacabana, Ipanema ou Santa Teresa, para aproveitar a boa localização e não perder tanto tempo no deslocamento.

Belo Horizonte

Vista da cidade de Belo Horizonte. (Leandro Fonseca/Exame)

A capital mineira dá um show de hospitalidade e também é boa opção para viagens no recesso. Os voos desde São Paulo são frequentes e curtos.

Em poucos dias é possível conhecer os principais pontos turísticos, como a Praça da Liberdade, cercada por museus e centros culturais, e a Lagoa da Pampulha (onde está o Museu de Arte da Pampulha e a Igreja de São Francisco de Assis, de Oscar Niemeyer). A noite mineira também promete momentos gostosos nos barzinhos, com temperaturas agradáveis no verão.

Foz do Iguaçu

Entre os destinos nacionais, Foz do Iguaçu é uma boa pedida para viagens curtas. Em um dia é possível conhecer sua principal atração, as Cataratas do Iguaçu, uma verdadeira maravilha natural. Em mais dias conheça também o Parque das Aves, a Usina de Itaipu e o lado argentino das Cataratas (onde fica a impressionante Garganta do Diabo, queda d’água de maior volume das Cataratas).

Como Foz do Iguaçu faz divisa com os territórios argentinos e paraguaios, é possível visitar também esses países. A principal escolha dos turistas é dedicar um dia a compras no Paraguai, com preços atrativos.

Florianópolis

Com crescente popularidade, a viagem para Florianópolis no recesso promete dias de sol e calor. O programa por lá é curtir as praias de mar azul, especialmente Jurerê Internacional, a mais badalada do destino, com público mais jovem e arredores luxuosos.

Mas são diversas outras à escolha! Uma boa opção é a Praia do Campeche e também a Ilha do Campeche, excelente passeio para mais contato com a natureza. Surfistas também encontram opções de ondas agitadas, como a Praia Brava e a Praia da Joaquina.

Conheça a newsletter da EXAME Casual, uma seleção de conteúdos para você aproveitar seu tempo livre com qualidade.

Acompanhe tudo sobre:dicas-de-viagemTurismo

Mais de Casual

São Paulo Coffee Festival: 3ª edição terá 130 marcas, aulas, degustações de café

O que aconteceu com a Abercrombie & Fitch, marca que era sucesso entre jovens em 2010?

Dia dos Namorados: Bvlgari promove evento romântico com show de Tiago Iorc

Fotografia histórica de primeira-dama dos EUA pode valer US$ 70 mil

Mais na Exame