Exame Logo

Quem somos nós, homens, para o YouTube

Aproveitamos novo estudo sobre o comportamento do público do YouTube para tentar descobrir quem é e quais são os interesses do homem hoje

(Reprodução/YouTube)
DR

Da Redação

Publicado em 14 de fevereiro de 2017 às 17h16.

Última atualização em 12 de outubro de 2018 às 09h12.

Todo o ano em época de mudança de temporada o Google faz um levantamento com números e tendências de seus usuários, tentando desvendar o grande mistério que é o público da internet.

Aos poucos a empresa vem divulgando esses dados ao público. Os mais recentes números divulgados dão conta da atuação de usuários no YouTube, hoje talvez o maior "canal de TV do mundo", o que nos levou a questão: quem somos nós, homens, quando o assunto é entretenimento? O que consumimos e como estamos mudando nos últimos tempos?

Logo de cara, uma surpresa: entre os canais de culinária, homens se tornaram maioria entre os consumidores, mesmo que com a margem mínima, desmistificando aquela história de que cozinha é lugar de mulher (por favor, né?). Outro dado que chamou a atenção foi a idade do público que cozinha. Com70%, pessoas de 18 e 34 são a maioria do espectadores do vídeos sobre gastronomia, ou seja, esqueça aquela história de que só avó é quem cozinha.

Crédito: Google/ Reprodução

Essa faixa etária, aliás, é a mais importante para o YouTube. Nos canais de música, o grupo dessa idade é responsável por cerca de75% das visualizações. Nos de moda,68%. Até nos canais sobre videogames, sempre taxados por ter muitos fãs pré-adolescentes, a faixa etária de 18 a 34 corresponde por62% do público total.

Homens e a moda

Apesar dos números expressivos acima, talvez a grande mudança de comportamento masculino tenha sido em relação a moda. Antes relegados a pequenos nichos, canais de moda masculinos ganharam cada vez mais projeção nos último anos. O canal Machomoda pr exemplo, um dos maiores do assunto, teve um crescimento de mais de1500%no último ano.

Além do crescimentos de canais específicos, buscas por temas masculinos ligados a moda e bem-estar crescem cada vez mais. Entre pesquisas ligadas ao tema corte de cabelo, o termo "corte de cabelo masculino" é o segundo mais procurado, chegando a ser buscado quatro vezes mais que o termo "corte de cabelo feminino".

O homem moderno não busca mais aquele corte militar seguido de barba meio mal-feita meio viril. Prova disso? Seguem abaixo os três termos relacionados ao público masculino que mais cresceram em número de buscas em 2016:

Então da próxima vez que falarem do "homem" para você, saiba que esse conceito está mudando cada vez mais — para melhor.

Mais lidas

exame no whatsapp

Receba as noticias da Exame no seu WhatsApp

Inscreva-se

Mais de Casual

Mais na Exame