Qual tênis é o favorito da geração Z? New Balance aposta nos anos 1990
O visual esportivo se tornou casual, principalmente com o protagonismo dos tênis, como no estilo dos anos 1990
Repórter de Casual
Publicado em 4 de agosto de 2023 às 17h45.
Última atualização em 4 de agosto de 2023 às 18h07.
O visual esportivo se tornou casual, principalmente com o protagonismo dos tênis, como no estilo dos anos 1990. Após a Asics recrutar a geração Z e a elite da moda para sua base de fãs, a New Balance passa a apostar também no visual de três décadas passadas.
A marca americana acaba de lançar o 997R, novo modelo da linha lifestyle. O tênis resgata um de seus clássicos dos anos 1990 nesta repaginação com detalhes assimétricos e design maximalista.
- Fitch eleva ratings de Petrobras e várias empresas brasileiras após melhora em nota soberana
- Fitch eleva ratings de 12 bancos públicos e privados do Brasil
- Fluxo de veículos nas rodovias paulistas cresce 5,3% durante férias de julho, mostra pesquisa
- Lula diz que falará com Maduro sobre crise migratória venezuelana no Brasil
- Zona de Livre Comércio Experimental da China completa 10 anos
- Após BC, Caixa e Banco do Brasil reduzem taxas de juros a seus clientes
As origens deste novo modelo estão na família 997, lançado há três décadas e combinando conforto dos calçados esportivos com a estética dos modelos casuais.
O design destaca-se pelo logotipo “N” ampliado nas laterais, e pela combinação de mesh e camurça no cabedal. A coleção é ampliada com opções de colorways, desde as mais clássicas como o cinza, até em cores chamativas, como o amarelo.
Converse, Vert e Asics competem pelos pés dos consumidores
Há pouco maisde dois anos, a Asics começou um processo de rebrading, quando contratou o designer da renomada Awake NY, Angelo Baque, para liderar o The Asics Collective, iniciativa que convida artistas para criarem com a marca durante uma temporada. Ele investiu, principalmente, em colaborações com outras grifes, em uma estratégia vista por ele como o caminho mais fácil de tornar a Asics mais procurada.
As colabs resultaram em modelos como os Gel-Lyte 3 e o Gel-Lyte 5 que, para surpresa de muitos, muitos dos quais já viram os tênis da marca como uma agressão aos olhos, foram suficientes para dar às linhas cruzadas do tênis um novo significado.
A reinvenção de clássicos também aparece na Converse, com novos visuais ao conhecido Chuck Taylor All Star. Criado em 1917, o modelo vem sendo reinventado pela marca americana e ganhando novos detalhes pensados para os dias atuais. No ano passado, o modelo Chuck 70 Plus ganhou linhas assimétricas nas laterais.
Antes disso, na década de 1970, foi desenvolvido o Chuck 70, que ganhou costuras reforçadas e sutis mudanças no desenho.
Já os tênis da francesa Vert viraram febre nos últimos anos. Ganharam espaço nos guarda-roupas com um visual simples e marcante ao mesmo tempo e uma pegada sustentável.
Recentemente, a marca lançou uma nova versão de seu clássico modelo Wata, que em japonês significa algodão. Confeccionada em algodão agroecológico, a linha foi repaginada e apresentada em duas silhuetas, o Wata II e o Wata II Low, em cinco cores cada uma.