Pianista espanhol elogia ritmo dos brasileiros

Javier Perianes afirmou que na Europa os músicos precisam aprender o conceito de ritmo, enquanto os brasileiros já nascem com ele

São Paulo - O pianista espanhol Javier Perianes, que fará nesta quinta-feira um concerto em São Paulo, no qual interpretará o compositor Manuel de Falla, elogiou em entrevista à Agência Efe a capacidade de 'sentir e viver o ritmo' dos músicos brasileiros.

Perianes afirmou que na Europa os músicos precisam aprender o conceito de ritmo, enquanto os brasileiros já nascem com ele.

O pianista, que já trabalhou com maestros como Zubin Mehta e Daniel Barenboim, disse que o público brasileiro tem um vínculo tradicional com a música clássica. Perianes citou a brasileira Guiomar Novaes, reconhecida internacionalmente pela maneira como interpretava as composições, e disse que ela foi 'uma das grandes pianistas de todos os tempos'.

Perianes interpretará nesta noite uma peça para piano e orquestra do compositor espanhol Manuel de Falla. Para o pianista, este músico se conecta muito bem com o gosto do público brasileiro.

A apresentação de Perianes será na tradicional Sala São Paulo, sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo. Perianes elogiou muito o espaço, uma sala modernizada localizada dentro de um edifício histórico e disse que o local tem uma acústica 'milagrosa'.

Antes de chegar ao Brasil, Perianes se apresentou no Chile e em Hong Kong. Há alguns anos, ele tocou no Rio de Janeiro e Brasília, mas esta será sua primeira apresentação em São Paulo.

Obrigado por ler a EXAME! Que tal se tornar assinante?


Tenha acesso ilimitado ao melhor conteúdo de seu dia. Em poucos minutos, você cria sua conta e continua lendo esta matéria. Vamos lá?


Falta pouco para você liberar seu acesso.

exame digital

R$ 12,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser.

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.
Assine

exame digital + impressa

R$ 29,90/mês
  • Acesse onde e quando quiser

  • Acesso ilimitado a conteúdos exclusivos sobre macroeconomia, mercados, carreira, empreendedorismo, tecnologia e finanças.

  • Edição impressa mensal.

  • Frete grátis
Assine

Já é assinante? Entre aqui.